Nos bastidores, o Campeonato Catarinense 2026 já tem sua fórmula discutida e praticamente aprovada pelos 12 clubes da elite. Com a mudança no calendário da CBF, reduzindo o número de datas, uma nova fórmula teve que surgir.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Conheça os times confirmados no Campeonato Catarinense 2026
Formato básico
A ideal central é um Campeonato Catarinense com a primeira fase sendo disputada com dois grupos de seis times. Os dois grupos se enfrentam – grupo A contra grupo B -, com seis jogos para cada uma das equipes.
IMAGENS: a festa do elenco do Avaí, campeão catarinense de 2025
Continua depois da publicidade
A formatação dos grupos vai ter a definição de cabeças de chave, com o critério dos dois maiores campeões da história do Campeonato Catarinense. O Avaí, com 19 conquistas, é cabeça de um grupo e o Figueirense, que tem 18 taças, fica como cabeça do outro grupo.
O segundo pote para definição das chaves é formado pelos outro quatro grandes campeões recentes: Criciúma, Joinville, Chapecoense e Brusque. Dois vão para chave do Avaí e dois vão para a chave do Figueirense.
O terceiro pote tem as outras seis equipes: Marcílio Dias, Barra, Concórdia, Santa Catarina, Carlos Renaux e Camboriú. Três vão para chave do Avaí e três para a chave do Figueirense.
Recopa
No sorteio, outra regra precisa ser seguida. Obrigatoriamente o campeão da Copa Santa Catarina 2025 vai cair na chave do Figueirense. Isto para que a partida da Recopa, que é entre o Avaí, campeão Catarinense 2025, e o campeão da Copa Santa Catarina, seja realizado durante a primeira fase do Estadual 2026.
Continua depois da publicidade
Como fica o Catarinense 2026 com as 11 datas da CBF
A partida entre os dois vai valer pontos na primeira fase do Catarinense 2026 e também a taça da Recopa Catarinense 2026.
11 ou 12 datas
Por enquanto, o Campeonato Catarinense ainda tem as 11 datas determinadas pelo calendário oficial da CBF. Mas, como Paraná e São Paulo, que já sinalizam com uma data a mais, a Federação Catarinense de Futebol vai negociar com a CBF a 12ª data.
Isso impacta a sequência do Campeonato Catarinense 2026. Se houver uma 12ª data, haverá ida e volta nas quartas de final do Estadual. Se forem 11 datas, a fase de quartas de final vai ser com jogo único.
Continua depois da publicidade
Quartas dentro do grupo, semis e decisão
Como, na primeira fase, os clubes se enfrentaram grupo A contra grupo B, obrigatoriamente, nas quartas de final, o cruzamento vai ocorrer dentro dos grupos.
As lições após mais um Campeonato Catarinense muito complicado
O 1º colocado do grupo A enfrenta o 4º colocado do mesmo grupo A. E o 2º do grupo A enfrenta o 3º do grupo A. O mesmo vale para os quatro classificados do grupo B.
A partir daí os classificados das quartas seguem para confrontos semifinais em ida e volta, em que os clubes de grupos diferentes podem voltam a se cruzar, e daí saem para a grande decisão em ida e volta também.
Quadrangular da morte e polêmica no rebaixamento
Os quatro eliminados da primeira fase, dois no grupo A e dois no grupo B, vão fazer um quadrangular da morte em que estará em disputa a permanência na elite. São seis rodadas, ida e volta.
Continua depois da publicidade
A polêmica nos bastidores é o rebaixamento. A Federação tem uma proposta de fazer durante os dois próximos anos o rebaixamento de TRÊS clubes, em vez de apenas DOIS. A ideia é ter um Campeonato Catarinense com 10 clubes em 2028.
Legado da Copa do Mundo: CBF inaugura Centro de Desenvolvimento do Futebol em SC
O problema é que há muitos clubes contrários a essa ideia. Pelo que apurei nos bastidores, dá pra entender que Carlos Renaux, Camboriú, Marcílio Dias, Barra, Joinville e até mesmo o Figueirense não estão nada simpáticos à essa ideia. Vai ser discutido e definido no Conselho Técnico desta segunda-feira, 13.
Nova taça dentro do campeonato valendo vaga na Copa do Brasil e Série D
A maior novidade para o Campeonato Catarinense 2026 vai ser a criação de uma taça paralela que vai ser disputada a partir das eliminações das quartas de final. Os quatro perdedores das quartas, portanto eliminados do Estadual, fazem um novo mata-mata, classificando dois times.
Presidente da CBF abre o jogo sobre a possível criação da Série E
Esses dois times vão enfrentar os dois perdedores das semifinais do Estadual. Os dois vencedores das semifinais desta nova taça se enfrentam numa decisão, que vai valer uma vaga na Copa do Brasil e uma vaga na Série D.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Conselho Técnico que vai bater o martelo
Nada está definido, mas esse é o esboço do que deve ser aprovado pelos clubes no Conselho Técnico desta segunda-feira, dia 13. Sob a liderança do presidente do Joinville, Darthanhan Oliveira, que é o atual presidente da Associação de Clubes SC, desta vez, os clubes conseguiram minimamente um acordo prévio sobre a fórmula. Fundamental para que não voltem a ocorrer arrependimentos como no Conselho Técnico de 2024 para 2025, quando a fórmula aprovada precisou ser remendada depois de decidida.













