A eliminação na primeira fase coloca o Figueirense no buraco do chamado “quadrangular da morte”, em que apenas um time se salva do rebaixamento à segunda divisão catarinense. É neste contexto que o novo técnico Márcio Zanardi assume o time. É o pior cenário possível.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Figueirense não vence e vai para o quadrangular do rebaixamento no Catarinense

A condição atual exige uma relargada. Como se fosse do zero. O novo treinador vai dar um reinício na temporada alvinegra, pois o que fica da primeira fase do catarinense precisa ser repensado. O Figueirense terminou a primeira parte do Estadual eliminado, sem confiança, desorganizado, fraco fisicamente e muito pressionado e suscetível a essa pressão.

Confira imagens do Figueirense no Catarinense 2026

Continua depois da publicidade

Na coletiva, na apresentação, nesta segunda-feira Márcio Zanardi, mostrou com palavras contundentes, muita energia para trabalhar. Evitou expor o trabalho feito até aqui, mas passou por alguns pontos importantes do time atual.

SAF no Avaí: Conselheiros se mobilizam por mudança no estatuto

“Seis jogos para definir se cai para a segunda divisão. Olha a pressão que é um time desse tamanho. Mas ninguém fala o que fizeram para chegar nessa situação, né? E aí a gente dá a cara a tapa. A gente é pago para isso. A gente se prepara para isso.

Futebol não é dar o colete e torcer; é construir. Eu tenho que dar norte para os jogadores, para que eles possam criar e ter a sua última decisão.

Eu vi ali a gente tentando sair desde a construção do goleiro e todo mundo muito pressionado; a bola fica pesada. É ter um pouquinho de calma. A gente tem que analisar. A gente vai ter uma semana de trabalho para ajustar.”

Continua depois da publicidade

Criciúma e Chapecoense antecipam etapa e abrem caminho do Avaí no Catarinense 2026

Zanardi tenta um recomeço também pra ele no Figueirense

Depois do sucesso no São Bernardo, de estar cotado no Corinthians no início de 2024, Márcio Zanardi esteve na Série B, com Goiás e Amazonas. Agora dá passos atrás, voltando à Série C, mas num time gigante como o Figueirense. É uma boa casa para mostrar trabalho e tentar esse recomeço. Mesmo com os problemas atuais, o Figueirense ainda gera muita repercussão e impacto na carreira e no currículo de profissionais que estão tentando se firmar no mercado. É uma grande oportunidade para ele também.