A demissão do CEO do Figueirense, Enrico Ambrogini, trouxe bastante insegurança ao torcedor sobre o atual momento do clube dentro e fora de campo. Afinal, Ambrogini, que assumiu em dezembro de 2023, era parte representativa do novo momento do Figueirense, com a parceria da CLAVE.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
O que muda a partir de agora na relação Figueirense e CLAVE?
Em primeiro lugar é preciso entender, mais uma vez, que a CLAVE não administra o Figueirense SAF. Neste momento ela é uma parceira financeira (na realidade, uma credora da SAF Figueirense). A CLAVE não tem cadeira no Conselho da SAF, e não escolhe, nem elege, nem demite os administradores, os executivos, como eram Marco Aurélio Cunha e Enrico Ambrogini.
Continua depois da publicidade
Figueirense tem expulsão de volante no 1º tempo e leva virada para o Retrô pela Série C 2025
A CLAVE não escolheu, nem demitiu Enrico Ambrogini. A CLAVE tratava com Ambrogini diretamente porque ele era o CEO da SAF Figueirense.
E na relação com o Figueirense, a CLAVE é bastante prática e sempre bateu na mesma tecla: A CLAVE é credora do Figueirense SAF e, como credora, tem diversas condições para desembolsar dinheiro, sendo a principal delas a transferência do terreno do ginásio para SAF – o que também é a garantia na operação.
A CLAVE fez e faz aportes financeiros no Figueirense através de empréstimo-ponte. É um tipo de financiamento dado enquanto todas as condições precedentes (RJ aprovada e transferência da propriedade do terreno) não acontecem. Isso não muda.
Como Enrico Ambrogini chegou ao Figueirense?
Enrico Ambrogini foi apresentado para CLAVE por José Carlos Lages, integrante do Conselho da SAF Figueirense. A CLAVE concordou com a ideia de Ambrogini liderar o projeto administrativo. Mas quem contratou e demitiu o CEO foi o Conselho da SAF.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias do Esporte no NSC Total
Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp
Recuperação Judicial é a grande questão
Na apuração dos bastidores, tanto no clube, como na parceira, a maior preocupação é a mesma: resolver de uma vez por todas a Recuperação Judicial do Figueirense. De fontes de dentro do processo ouvi a seguinte frase: “o ponto mais crítico de tudo isso não deveria ser a saída ou não de Enrico Ambrogini, mas sim a decisão do Juiz que saiu na segunda-feira”. O Juiz Luiz Henrique Bonatelli deu prazo de 15 dias para o Figueirense se manifestar sobre cláusulas consideradas ilegais na RJ do Figueirense.
Figueirense confirma a volta do técnico Pintado
CLAVE também passa por transição
Importante salientar que a CLAVE e seus representantes não quiseram se manifestar oficialmente e talvez não seja o momento para o Fundo fazer qualquer manifestação oficial. Afinal, a CLAVE também passa por uma transição administrativa, já que foi comprada pelo BTG e o fundo que investiu no Figueirense está no processo de transferência de gestão.




