O Avaí mudou com Gilmar Dal Pozzo. Para se defender melhor e competir mais, os modelos de organização defensiva e ofensiva foram ajustados. Além das questões que envolvem a atitude da equipe em campo, com a marcação mais agressiva, com o número de faltas e cartões que aumentou, há modelos táticos novos para defender e atacar.

Continua depois da publicidade

Confira os gols do Avaí sob o comando de Gilmar Dal Pozzo

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Dal Pozzo confia na regularização dos salários no Avaí e revela “seu eu soubesse, assumiria da mesma forma”

Continua depois da publicidade

Avaí e o modelo de organização defensiva

Avaí se defende com duas linhas de quatro, num 4 4 2 clássico (Foto: reprodução)

O Avaí se defende em duas linhas de quatro jogadores, compactando a equipe num bloco sólido de oito jogadores que defendem a área do goleiro César. Neste modelo, o destaque é o trabalho do atacante Maurício Garcez, que volta para fechar a segunda linha do lado esquerdo.

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Figueirense ganha fora de casa e segue no G4 da Série C

Giovanni e Pottker (depois Poveda) sobram na frente. Pedro Castro também é importante, fechando a segunda linha pelo lado direito. É um modelo simples, mas exige muita coordenação e dedicação dos atletas no momento da perda da bola.

Como ataca o Avaí de Dal Pozzo

Para atacar, os laterais são peças importantes, ganhando liberdade (Foto: reprodução)

Continua depois da publicidade

Com a bola, a primeira mudança é que Maurício Garcez ganha liberdade para ser um atacante e pisar na área adversária. Pottker (ou Poveda) trabalha pela direita do ataque, abrindo espaços para as passagens de Marcos Vinicius ou para as infiltrações de Pedro Castro, que volta para o meio, mas com obrigações de chegar no ataque.

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Os laterais têm liberdade. No lado esquerdo Mário Sérgio fica bem protegido por William Maranhão, que normalmente faz a saída de três com os dois zagueiros. Judson faz as coberturas do lado direito e protege a entrada da área. Giovanni segue com liberdade para criar no meio, pelos dois lados.

Veja as imagens da vitória do Avaí sobre o Sport Recife

Destaques do NSC Total