nsc
nsc

Análise

O melhor Avaí na Série B é o dos contra-ataques

Compartilhe

Faraco
Por Faraco
07/09/2021 - 15h02
Copete é uma das principais armas dos contra-ataques do Avaí
Copete é uma das principais armas dos contra-ataques do Avaí (Foto: André Palma Ribeiro/ Avaí FC)

A vitória do Avaí de 3 x 1 sobre o Vasco teve dois gols em que o time aproveitou os espaços deixados pelo adversário para marcar. No primeiro gol, roubada de bola de Edilson, transição rápida para Copete, e passe vertical para a movimentação diagonal de Getúlio por trás de uma defesa que estava exposta. 

No terceiro gol, o Vasco saia para jogar, o Avaí fez pressão no setor e numa dividida a bola caiu para Copete quase na linha do meio de campo. Sem marcação, ele aproveitou o espaço para ficar cara a cara com Vanderlei. Na sobra, Jonathan, com um toque apenas, marcou.

Este é O MELHOR AVAÍ. O time que faz mais quando tem espaço, quando tem as transições rápidas ou contra-ataques. Um time que sabe se defender quando é atacado e que costuma aproveitar campo aberto com velocidade e objetividade.

Vamos aos números

O Avaí tem 10 vitórias no Campeonato Brasileiro da Série B. Em SEIS destas 10 vitórias, o Avaí teve MENOS POSSE DE BOLA. Foram as vitórias sobre o Vasco (turno 38% e returno 44%), Remo 49%, Londrina 42%, Cruzeiro 37% e Sampaio Corrêa 45%.

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Entre estas vitórias estão as mais expressivas do time no Campeonato – Cruzeiro por 3 x 0, Londrina por 3 x 1, e Vasco por 3 x 1.

E é justamente na questão dos gols marcados que está o NÚMERO MAIS SIGNIFICANTE.

Nas vitórias com MENOS POSSE DE BOLA, o AVAÍ FEZ MAIS GOLS, em números absolutos e em média.

​> Pelé está internado em São Paulo há seis dias

Em números absolutos, são 14 GOLS marcados nas vitórias em que o time teve MENOS POSSE de bola. Em MÉDIA são 2,3 GOLS.

Nas vitórias com MAIS POSSE DE BOLA, CRB 66%, Confiança 65%, Operário 56% e Náutico 55%, o AVAÍ FEZ MENOS GOLS. Ao todos foram apenas SEIS GOLS. Em média o número fica em 1,5 GOLS.

Em casa x fora de casa

Getúlio é outro atacante com características para contra-ataque
Getúlio é outro atacante com características para contra-ataque
(Foto: )

O Avaí de casa, dos jogos na Ressacada, e o Avaí fora de casa, nos jogos como visitante, tem hoje a mesma posição na tabela de classificação. O Leão é quinto lugar na classificação como mandante e também é quinto lugar na classificação como visitante. Curiosamente é a mesma posição real do Avaí na competição geral.

Portanto, a questão fundamental não é se joga em casa ou fora de casa. A questão fundamental é que O AVAÍ É MAIS EFICIENTE QUANDO É ATACADO. Passa pelo tal jogo reativo, característica histórica do técnico Claudinei Oliveira e também, fundamentalmente, pela característica dos jogadores.

Leia mais:

> Figueirense sofre apagão, perde para o Ituano e se complica na Série C

> Avaí vence o Vasco por 3x1 na Ressacada pela Série B; ouça os gols

Rodrigo Faraco

Colunista

Faraco

Jornalista e comentarista esportivo, sempre atento ao que acontece especialmente no futebol catarinense, faz análises e bastidores dos times do Estado.

siga Faraco

Rodrigo Faraco

Colunista

Faraco

Jornalista e comentarista esportivo, sempre atento ao que acontece especialmente no futebol catarinense, faz análises e bastidores dos times do Estado.

siga Faraco

Mais colunistas

    Mais colunistas