A partir da próxima sexta, dia 5, até o início de maio, irão acontecer encontros criativos entre coletivos teatrais catarinenses. Contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2020, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o projeto Colaborações SCênicas: Rede de intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina, tem como principal objetivo o estabelecimento de um ambiente de colaboração mútua, para troca de metodologias e sistemáticas sobre os processos criativos de quatro coletivos de diferentes regiões do Estado de Santa Catarina: Coletivo Nega de Florianópolis, Karma Coletivo de Artes Cênicas de Itajaí, Grupo Teatral Reminiscências de Joaçaba e VAI! Coletivo de Joinville. 

Continua depois da publicidade

Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia.

Os idealizadores do projeto são: o artista-pesquisador Raphael Vianna, que acabou de defender seu doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com intercâmbio acadêmico pela City University of New York (CUNY), fundador e diretor artístico da VAI; Samira Sinara, que além de atriz, produtora cultural e pesquisadora do grupo, é mestra em Patrimônio Cultural e Sociedade na Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), especialista em Teatro Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP/UNESPAR) e o produtor executivo Jackson Silva que é membro permanente da VAI! coletivo, sendo também graduando em Física pela UDESC/Joinville.

As atividades irão ocorrer em três etapas: compartilhamento de pesquisas, produção de material audiovisual e disponibilização dos conteúdos nas redes digitais, de forma gratuita e com acessibilidade para pessoas com deficiência. Haverá também a realização de 3 lives com a participação dos coletivos envolvidos, sempre às sextas-feiras, aberto ao público, mediados pelo diretor e professor de teatro Amarildo de Almeida, diretor da La Trama Cia. Teatral. Já, o cineasta Juliano Lueders será o responsável pela produção audiovisual, direção de arte e edição dos encontros entre os coletivos.

O trabalho acorrerá integralmente de modo tele presencial, em respeito aos protocolos sanitários e de distanciamento social, por meio de plataforma digital zoom.

Continua depois da publicidade

Para estrear o projeto Colaborações SCênicas, a VAI coletivo, convidou o coletivo NEGA (Negras Experimentações Grupo de Arte), o primeiro grupo de teatro negro de Santa Catarina. Nascido de um projeto de Extensão na Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC, buscando suprir a falta de representatividade para a população negra no campo do teatro. Com 10 anos de existência, o coletivo coleciona prêmios e parcerias com projetos dentro e fora do Brasil com instituições como Fondo de Mujeres Del Sur (Argentina), o bate papo aberto ao público, acontecerá no dia 5 de março, sexta-feira, às 20h, tendo um encontro fechado para debates e experimentações, no dia 6 de março, sábado, e dia 07 de março, no domingo. 

Para participar do encontro aberto, basta acessar o canal no youtube da VAI! coletivo, a transmissão será simultânea com a plataforma zoom.

Serviço

O QUÊ:  Colaboração SCênicas: Rede de Intercâmbio colaborativo entre coletivos cênicos de Santa Catarina

QUANDO: 5 de março- 26 de março e 9 de abril (sextas-feiras)

HORÁRIO: encontros abertos sempre das 20h às 21h

ONDE: Canal do Youtube da VAI! coletivo

QUANTO: Gratuito

Destaques do NSC Total