publicidade

Navegue por
Giro

Empreendedorismo

Pesquisa mostra nova geração de empreendedores

Compartilhe

Por Giro Financeiro
16/11/2018 - 17h59 - Atualizada em: 16/11/2018 - 18h23
padaria
(Foto: )

Por Carlos Guilherme Zigelli   

O interesse em abrir o próprio negócio tem se manifestado cada vez mais cedo nos brasileiros. O Sebrae realizou uma pesquisa para identificar o perfil dos jovens empreendedores do país. O levantamento foi feito com mais de 2 mil empresários de todas as idades e regiões.

O resultado da pesquisa identificou que 32% dos empresários entrevistados já tinham vontade de empreender antes de completar 18 anos. Quando considerado apenas o grupo de empresários com até 24 anos, 80% já haviam cogitado se tornar um empreendedor antes dos 18 anos. 

O mapa das startups de Santa Catarina

Outro fator importante é que 65% dos empresários entrevistados já conheciam um empreendedor antes de decidir trilhar esse caminho. Isso sugere que a troca de experiências estimula o surgimento de novos negócios. Foram identificados como as principais referências de empreendedorismo os amigos e conhecidos (56%), pais (25%), tios (12%), primos (7%), irmãos (5%), avós (2%) e marido ou esposa (2%). 

Empresa de tecnologia oferece sete vagas de emprego em Florianópolis

Em relação à fonte de recurso utilizada para abrir o negócio, o capital próprio predomina com 83%, enquanto o empréstimo bancário foi utilizado por apenas 7% dos empresários entrevistados.A pesquisa também evidenciou que a capacitação dos empresários continua sendo uma carência a ser atendida.

Os empresários mais jovens são os que mais realizaram algum curso de empreendedorismo antes de abrirem a empresa. Um fato alarmante e que merece atenção é que quanto menor a escolaridade dos empresários, menor o interesse em buscar uma capacitação.

Percebemos que a nova geração de empreendedores está assumindo um papel de responsabilidade ao abrir uma empresa. Por isso, é essencial que a capacitação esteja presente na rotina dos jovens. 

O Sebrae promove a Semana Global do Empreendedorismo 2018 com a temática “Empreendedorismo Jovem: a Hora é Agora”. Durante todo o mês, o Sebrae/SC realizará encontros com o objetivo de conectar, capacitar e inspirar o público, para que transforme ideias em iniciativas de sucesso.

Desta forma, o Sebrae/SC acredita que os jovens estarão cada vez mais preparados para abrir e conduzir o próprio negócio com inovação, conhecimento e sustentabilidade.

 

*Carlos Guilherme Zigelli é diretor superintendente do Sebrae/SC

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação