nsc
nsc

publicidade

DIA MUNDIAL DA DIABETES 

Diabetes: é bom ficar de olho!

Compartilhe

Laine
Por Laine Valgas
14/11/2019 - 08h50 - Atualizada em: 14/11/2019 - 08h48
Saiba mais sobre a diabetes.
Muito importante fazer o exame de vista. Foto: Fernando Willadino / Divulgação

Nesta quinta-feira, 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes -  uma forma de chamar a atenção da população para os riscos da doença que atinge 13 milhões de pessoas apenas no Brasil e registrou aumento de 60% nos diagnósticos entre 2006 e 2016. E, apesar dos vários problemas já conhecidos decorrentes da doença, como os cardiovasculares e renais, o que muitos não sabem é que os olhos podem ser grandes prejudicados pelas altas concentrações de glicose no sangue.

As doenças oculares diabéticas incluem um grupo de patologias que pode afetar gravemente a visão e inclusive levar à cegueira, caso não identificados precocemente. De acordo com nosso leitor, o médico oftalmologista Ernani Garcia, diretor técnico do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), o exame oftalmológico anual em pacientes com diabetes é de extrema importância.

“Muitas vezes, o diabetes está bem avançado e o paciente não percebe, por causa do local em que a retina está acometida. Esses pacientes podem apresentar retinopatia diabética em fase mais avançada, mas como a parte principal da retina (mácula) não está afetada, eles ainda continuam enxergando bem. Quando o médico vai examiná-los no consultório, já é difícil salvar o olho”, explica. 

Atualmente o tratamento das alterações oculares devido ao diabetes, principalmente da retinopatia diabética, está muito avançado. Existem novos medicamentos, novas técnicas cirúrgicas e aparelhos mais potentes para realizar as cirurgias de retina - porém o melhor ainda é a prevenção.

E já que o tema da Campanha neste ano é  “A Família e a Diabetes”, converse sobre o assunto em casa: esse bate papo pode salvar muitas vidas.

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC​

​Acesse as últimas notícias do NSC Total

Deixe seu comentário:

Laine Valgas

Colunista

Laine Valgas

Quem faz a diferença e dá exemplo na Grande Florianópolis ganha destaque especial da Laine Valgas.

siga Laine Valgas

Últimas do colunista

Loading interface...
Laine Valgas

Colunista

Laine Valgas

Quem faz a diferença e dá exemplo na Grande Florianópolis ganha destaque especial da Laine Valgas.

siga Laine Valgas

publicidade

publicidade

Mais colunistas

    publicidade

    publicidade

    Mais colunistas