Escolhi falar de gente que muito nos orgulha – de crianças, aqui do Estado, que acabam de fazer bonito num desafio internacional, em plena pandemia…
Continua depois da publicidade
Tenho o prazer de compartilhar com você, o exemplo de estudantes da Escola Básica Municipal de Florianópolis José Jacinto Cardoso, da comunidade da Serrinha, que acaba de ser premiada com medalhas de prata e bronze no “Desafio Latinoamericano Emprenday”, organizado pela Sociedade Latinoamericana de Ciência e Tecnologia – com sede no México. Estabelecimentos de ensino de 10 países produziram trabalhos em torno de temas como Ciência, Tecnologia, Quarentena e Coronavírus – foram 1.072 participantes.
> Garoto que doou sua coleção de carrinhos para Campanha da AME ganha surpresa
E a categoria escolhida pelos três estudantes premiados da escola municipal da capital catarinense foi “Conto Científico”. A garotada decidiu falar um pouco sobre como eles estão passando esses dias de quarentena e quais são suas expectativas para o futuro.
A Nathalia Trindade Ribeiro, do quinto ano, escreveu um poema e ganhou medalha de bronze; o Nycolas Castelani Batista, do quarto ano, optou pelo formato história em quadrinhos e levou medalha de prata.
Continua depois da publicidade
Amigo Imaginário
E eu peço licença para destacar o terceiro premiado: o Saywa Aza Bejarano, do quinto ano, também optou pelo formato de história em quadrinhos e levou medalha de bronze.
Detalhe: Saywa tem síndrome de down e participou de igual para igual com os demais concorrentes. Os professores dizem que ele é muito afetuoso, sente saudades dos amigos e da escola e, em seu trabalho premiado, criou um amigo imaginário na história em quadrinhos, o Daniel – uma companhia para este momento de isolamento.
Os trabalhos foram realizados na casa dos estudantes e orientados via plataformas digitais pelas professoras Vanessa de Oliveira, de espanhol, e Giselle Medeiros, de tecnologia educacional – com apoio fundamental das famílias.
> Campanha desperta otimismo na comunidade, em Itajaí
Além das medalhas e certificado, os 3 ganharam uma bolsa de estudos para um curso na área de tecnologia e a possibilidade de publicação do trabalho em revista internacional. O desafio, patrocinado pela iniciativa privada, reuniu escolas da Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Perú e Estados Unidos. E nossos pequenos lá.
Continua depois da publicidade
Vem ver que lindo os desenhos do Saywa: