nsc
nsc

Cronograma

Consultas para transplante de rim em Criciúma começam em março

Compartilhe

Lariane
Por Lariane Cagnini
30/01/2019 - 18h08

O Hospital São José, de Criciúma, se prepara para iniciar os transplantes de rins no Sul do Estado. Depois da publicação no Diário Oficial que habilita o procedimento na instituição, começa a organização de um cronograma de trabalho. A ideia é iniciar em março as consultas nos ambulatórios para viabilizar os transplantes e organizar uma fila de espera.

Com a liberação para iniciar os procedimentos renais, uma equipe de pelo menos 20 pessoas já está habilitada dentro do hospital para esse tipo de cirurgia. De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francielle Gava, por parte do município restam poucas definições.

— Precisamos apenas definir como se dará o repasse do Ministério da Saúde e abrir a agenda no Sistema de Regulação para agendamentos de procedimentos conforme a disponibilidade do hospital — explica.

Em Criciúma, cerca de 240 pacientes realizam hemodiálise nas três clínicas renais do município. A estimativa é de que pelo menos 80 pacientes estejam aptos para o transplante, através de encaminhamento de médico nefrologista.

Em Santa Catarina, instituições de saúde em Blumenau, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Jaraguá do Sul estão habilitadas a realizar transplantes de rins, órgão que lidera a fila de espera no Estado. No último levantamento, realizado em novembro do ano passado pela SC Transplantes, 302 pessoas aguardavam por essa cirurgia.

Lariane Cagnini

Colunista

Lariane Cagnini

Repórter informa o que acontece no Sul de Santa Catarina, com um olhar focado na região.

siga Lariane Cagnini

Lariane Cagnini

Colunista

Lariane Cagnini

Repórter informa o que acontece no Sul de Santa Catarina, com um olhar focado na região.

siga Lariane Cagnini

Mais colunistas

    Mais colunistas