nsc
nsc

Prepare a listinha de compras

10 utensílios fundamentais para a sua cozinha

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
20/11/2021 - 09h10
Utensílios facilitam a vida do cozinheiro e dão mais precisão nos preparos
Utensílios facilitam a vida do cozinheiro e dão mais precisão nos preparos (Foto: Arquivo Pessoal)

O 13º tá aí, aquele famigerado amigo secreto da família também e as ofertas de Black Friday talvez possam valer a pena. Pensando nisso tudo eu resolvi ajudar você que tá aí precisando equipar sua cozinha e melhorar seu arsenal de utensílios.

Tudo bem que muita coisa pode ser feita com utensílios básicos, mas há que se concordar que algumas receitas exigem determinadas ferramentas para que a gente consiga ter o resultado esperado. Eu não dava muita moral para esse negócio de ter muitos utensílios até começar a cozinhar para valer e aprender mais sobre a funcionalidade de cada item na faculdade de Gastronomia. Vai por mim, às vezes a gente precisa abrir a mão mesmo e investir em peças confiáveis, de qualidade, e que vão deixar sua cozinha ainda mais prática.

Nessa lista a seguir, você vai descobrir quais são os 10 itens que eu considero fundamentais em uma cozinha. Fique à vontade para discordar ou acrescentar coisas, ok?

Faca de chef
Faca de chef
(Foto: )

1- Uma boa faca de chef

Esse talvez seja o item mais caro da minha lista, mas aquele que vai realmente valer cada centavo investido. Existem vários tamanhos de faca de chef, sendo as de 8 polegadas as mais versáteis. Prefira as de inox, com um cabo que seja fácil de higienizar. Não é publi, é dica de chef: as facas da linha Century, da Tramontina, são ótimas e duram uma eternidade. Eu sei que é meio difícil ter grana sobrando, mas se rolar parcelar em zilhões de vezes, compre uma pedra para afiar facas da mesma marca. 

Tábua de polipropileno
Tábua de polipropileno
(Foto: )

2- Tábua de polipropileno

Repita comigo: "eu nunca vou usar tábua de vidro", "eu nunca vou usar tábua de vidro", "eu nunca vou usar tábua de vidro". Te explico melhor: a tábua de vidro tira todo o fio da sua faca de chef, não vai adiantar nada você gastar 175 reais em uma faca boa e cortar sua cebola em uma tábua de vidro. Escolha uma tábua de polipropileno - e pelo amor de deus, em um tamanho decente, que te dê espaço para trabalhar. Esqueça as tábuas muito pequenas.

Fouet
Fouet
(Foto: )

3 - Fouet

É um dos meus utensílios preferidos. Serve para dar volume em misturas líquidas, para bater aquele bolo de chocolate caso você não tenha uma batedeira, para fazer molhos. Não caia na armadilha de comprar aqueles fouets fofinhos e coloridos e moles. Você só vai passar raiva. Escolha um modelo tradicional, mais resistente.

Pão duro
Pão duro
(Foto: )

4 - Pão duro:

O pão duro é aquela colher tipo espátula, que te ajuda mexer massas, nivelar e espatular coberturas, recheios e o que mais você quiser. E é perfeito também para raspar pratos e tigelas, sem deixar muita sobra de comida. Por isso o nome pão duro, entendesse? Como é de silicone, não estraga o fundo das panelas, então é sucesso. O ideal é ter um para usar em pratos salgados e um em pratos doces. 

Descascador de legumes
Descascador de legumes
(Foto: )

5 - Descascador de legumes:

Esse talvez seja o item mais barato da minha lista. Qualquer descascador de 1,99 (ainda existem lojas de 1,99) já é bom o bastante. Sua função é autoexplicativa.

Balança de precisão
Balança de precisão
(Foto: )

6 - Balança:

Eu catequizei toda minha família a comprar uma balança pequena para cozinhar. Com uns R$ 40 você compra uma balancinha legal. Vai te dar muito mais precisão nas receitas e você nunca mais vai precisar converter quantidades para xícara quando quiser fazer um prato kkkkk

Panela saltese
Panela saltese
(Foto: )

7 - Uma boa panela saltese:

É meu modelo preferido de panela porque dá para fazer quase tudo nela. A saltese é aquele tipo de panela meio no estilo de frigideira, só que com as bordas arredondadas, suaves. Então você pode saltear alimentos, dourar carnes e legumes, flambar, finalizar pratos. É perfeita. Invista em uma boa saltese.

Panela de pressão
Panela de pressão
(Foto: )

8 - Panela de pressão:

Perca o medo da panela de pressão. É dos utensílios mais úteis e incríveis para preparar carnes e outros alimentos que precisam de mais tempo de cozimento. Eu amo, amo, amo. Claro que eu sei que cozinhar uma carne por horas e horas têm seu valor e seu sabor especial. Mas com o preço do gás nas alturas e a correria do dia a dia, uma panela de pressão representa um ganho de produtividade imenso na sua cozinha.

Peneira
Peneira
(Foto: )

9 - Uma peneira:

Serve para polvilhar aquele açúcar de confeiteiro em cima do bolo, para deixar a farinha de trigo sem grumos, para alisar molhos. Não vai te custar muito caro, é super de boas de achar peneiras de tamanhos diferentes. Se quiser ir além, escolha um modelo do tipo chinois (leia chinoá), para deixar seus molhos lindos e lisinhos.

Ralador
Ralador
(Foto: )

10 - Um ralador:

Também uma peça autoexplicativa. Eu sou meio maníaca e tenho uns 4 tipos de raladores em casa, mas aqueles que tem vários lados e formatos diferentes para ralar já são um ótimo começo.

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas