nsc
nsc

Lari na Cozinha

Saudades da Oktober? Confira receita de Currywurst, prato típico de rua alemão

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
25/09/2021 - 07h00
Prato típico germânico, Currywurst é fácil e prático de fazer
Prato típico germânico, Currywurst é fácil e prático de fazer (Foto: Arquivo Pessoal)

Setembro está chegando ao fim e eu me pego de vez em quando pensando nela: a Oktoberfest. Do nada bate aquela saudade do traje típico, dos setores da Vila Germânica lotados, das bandinhas, desfiles, de encontrar os amigos...A pandemia nos forçou mais uma vez a ficar sem festa, mas sempre dá para matar um pouquinho dessa saudade preparando pratos da Oktober em casa.

E tem receita que tem cara de encontro com amigos, de final de semana. Esse é o caso dos dois preparos que te ensino hoje. O Currywurst é um clássico da comida de rua alemã: foi criado no pós-Segunda Guerra Mundial por uma pequena lanchonete de Berlim, cuja dona teve a ideia de preparar um molho à base de tomate com uma mistura potente de temperos, servindo junto de salsichas bratwurst - as salsichas brancas - uma porção de fritas ou pão.

As salsichas feitas artesanalmente pela Frigozinnke são super saborosas e não exigem muito tempo de preparo. Além do Currywurst, preparei também salsichas Bock com cebola caramelizada na cerveja Pilsen. Tudo bem rápido, fácil de fazer e muuuuuito gostoso.

Para servir, vale montar a mesa com diversos acompanhamentos: picles, chucrute, mostardas, pães, batata palha...assim a refeição já ganha uma carinha de festa e a gente consegue se sentir, ainda que por um dia, um pouquinho mais perto da nossa querida Oktoberfest.

Currywurst - Ingredientes:

400 g de salsicha Bratwurst (branca)

1 cebola picada

1 dente de alho picado

250 g de tomate pelado batido

1 colher (sopa) de extrato de tomate

2 colheres (copa) de molho inglês

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

Sal, curry e pimenta do reino a gosto

Molho de pimenta a gosto

Preparo:

Doure a cebola e o alho, adicione o tomate pelado e misture. Em fogo baixo, adicione o extrato de tomate, o molho inglês, o vinagre de maçã e os temperos. Deixe reduzir um pouco e reserve. Se quiser que o molho fique bem lisinho, deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador ou usando um mixer.

Para preparar as salsichas, use uma grelha, chapa ou uma frigideira. Com um fio de óleo, doure as salsichas, virando-as de vez em quando para que dourem por completo. Corte em fatias e, para servir, cubra com o molho e coloque as fritas do lado. Polvilhe uma pitada de curry e sirva em seguida.

Salsicha Bock com cebola caramelizada na cerveja Pilsen
Salsicha Bock com cebola caramelizada na cerveja Pilsen
(Foto: )

Salsicha Bock com cebola caramelizada na cerveja Pilsen - Ingredientes:

400g de salsicha Bock (vermelha)

2 cebolas fatiadas

200 ml de cerveja Pilsen

Sal e molho inglês a gosto

Preparo: 

Em uma panela, doure as salsichas. Adicione as cebolas fatiadas e refogue usando um pouco da cerveja. Deixe cozinhar uns minutos, retire as salsichas e reserve. Continue refogando a cebola - de vez em quando, pingue um pouco de cerveja para deglacear. Desligue quando estiver caramelizada - se quiser, corrija o sal e acrescente um pouco de molho inglês. Fatie as salsichas, misture e sirva em seguida. Para acompanhar, sugiro pão, mostarda e picles.

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas