
Lari na Cozinha
Eu A-M-O dadinhos de tapioca. Acho uma entrada genial, com a cara da comida de boteco, da cozinha brasileira, de verão, de uma mesa dividida com amigos. Dadinhos de tapioca são um clássico na minha casa. Lembro que fiz a primeira vez em algum aniversário anos atrás. A combinação da crocância, com a textura de comidinhas à base de mandioca, além da geleia de pimenta conquistou todo mundo de cara. Foi sucesso (saudades de festinha com os amigos, né, minha filha?)
Além do sabor e da crocância, eu amo dadinhos de tapioca porque eles são muito fáceis de fazer. A única coisa que você realmente precisa prestar atenção é de comprar tapioca granulada no supermercado - como a goma de tapioca é mais popular por essas bandas, é comum muita gente se confundir.
De resto, separe um bom queijo - pode ser coalho, muçarela, provolone, e prepare o dadinho com alguma antecedência, já que ele precisa de um tempo de geladeira antes de fritar. E se você é dessas pessoas que não se permite uma friturinha de vez em quando, recomendo fazer na air fryer ou no forno. Assados eles perdem a crocância maravilhosa, mas também ficam interessantes.
O rendimento desta receita é bem bom, mas, claro, tudo depende do tamanho da tua forma e dos dadinhos que você cortar. Mas lá em casa eu faço sempre e rende de 40 a 50 dadinhos, que eu acabo depois dividindo em porções e congelo para fritar em outras oportunidades.
500 g de tapioca granulada
1 litro de leite
300 g do queijo da sua preferência ralados
Sal, pimenta do reino a gosto
Tomilho, louro e orégano a gosto
Óleo para fritar
Geleia de pimenta a gosto
Modo de preparo:
Em uma panela, coloque o leite, um pouco de sal, pimenta do reino, uma folha de louro e alguns galhos de tomilho. Acenda o fogo e aqueça o leite até levantar fervura.
Enquanto o leite aquece, misture a tapioca granulada e o queijo ralado em uma bacia ou tigela média/grande. Assim que o leite começar a ferver, desligue o fogo e imediatamente escalde a tapioca. Vá mexendo com uma colher até a massa dobrar de tamanho, mais ou menos. Ela fica bem grossinha (veja no vídeo abaixo). Finalize com orégano.
Espalhe a massa do dadinho em uma forma retangular, cubra com um plástico ou tampe e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Rola super fazer de um dia para o outro - só evite deixar mais do que 3 dias na geladeira para não azedar.
Passado esse tempo, use uma faca para cortar os cubinhos e frite em óleo quente até dourar. Sirva em seguida, acompanhado de geleia de pimenta.
Assine o NSC Total e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo jornalístico de Santa Catarina
Deixe seu comentário: