nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Delícias de férias: Dadinhos de Tapioca são opção de entrada rápida, fácil e que rende bastante

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    13/01/2021 - 11h42
    Dadinhos de tapioca são entrada típica brasileira com a cara do verão
    Dadinhos de tapioca são entrada típica brasileira com a cara do verão (Foto: Larissa Guerra)

    Eu A-M-O dadinhos de tapioca. Acho uma entrada genial, com a cara da comida de boteco, da cozinha brasileira, de verão, de uma mesa dividida com amigos. Dadinhos de tapioca são um clássico na minha casa. Lembro que fiz a primeira vez em algum aniversário anos atrás. A combinação da crocância, com a textura de comidinhas à base de mandioca, além da geleia de pimenta conquistou todo mundo de cara. Foi sucesso (saudades de festinha com os amigos, né, minha filha?)

    Além do sabor e da crocância, eu amo dadinhos de tapioca porque eles são muito fáceis de fazer. A única coisa que você realmente precisa prestar atenção é de comprar tapioca granulada no supermercado - como a goma de tapioca é mais popular por essas bandas, é comum muita gente se confundir. 

    De resto, separe um bom queijo - pode ser coalho, muçarela, provolone, e prepare o dadinho com alguma antecedência, já que ele precisa de um tempo de geladeira antes de fritar. E se você é dessas pessoas que não se permite uma friturinha de vez em quando, recomendo fazer na air fryer ou no forno. Assados eles perdem a crocância maravilhosa, mas também ficam interessantes.

    O rendimento desta receita é bem bom, mas, claro, tudo depende do tamanho da tua forma e dos dadinhos que você cortar. Mas lá em casa eu faço sempre e rende de 40 a 50 dadinhos, que eu acabo depois dividindo em porções e congelo para fritar em outras oportunidades.

    Ingredientes

    500 g de tapioca granulada

    1 litro de leite

    300 g do queijo da sua preferência ralados

    Sal, pimenta do reino a gosto

    Tomilho, louro e orégano a gosto

    Óleo para fritar

    Geleia de pimenta a gosto

    Modo de preparo:

    Em uma panela, coloque o leite, um pouco de sal, pimenta do reino, uma folha de louro e alguns galhos de tomilho. Acenda o fogo e aqueça o leite até levantar fervura.

    Enquanto o leite aquece, misture a tapioca granulada e o queijo ralado em uma bacia ou tigela média/grande. Assim que o leite começar a ferver, desligue o fogo e imediatamente escalde a tapioca. Vá mexendo com uma colher até a massa dobrar de tamanho, mais ou menos. Ela fica bem grossinha (veja no vídeo abaixo). Finalize com orégano.

    Espalhe a massa do dadinho em uma forma retangular, cubra com um plástico ou tampe e leve à geladeira por cerca de 4 horas. Rola super fazer de um dia para o outro - só evite deixar mais do que 3 dias na geladeira para não azedar.

    Passado esse tempo, use uma faca para cortar os cubinhos e frite em óleo quente até dourar. Sirva em seguida, acompanhado de geleia de pimenta.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas