nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Aprenda a fazer um Banana Bread com castanhas e gotas de chocolate

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    18/09/2020 - 13h00 - Atualizada em: 18/09/2020 - 13h09
    Banana Bread
    Banana Bread (Foto: Arquivo Pessoal)

    Depois da #pãodemia que tomou conta das redes sociais lá no longínquo mês de março, outra receita que virou hit entre os instagramers mundo afora foi o Banana Bread. Longe de ser um pão, este bolo macio, fofíssimo e delicioso invadiu meu feed por algumas semanas, até que um dia olhei para as bananas que já estavam passando do ponto na fruteira e resolvi que era hora de fazer esta receita.

    O Banana Bread tem origens na culinária americana e é aquele tipo de bolo "massudo", encorpado, mas ainda assim de uma maciez e uma riqueza de sabores surpreendentes. 

    Para mim combina muito com café da tarde, com um copo de leite morno, um chá ou um café especial. Ainda acrescento castanhas e chocolate em gotas, uma combinação imbatível com os sabores desta massa.

    Se você quiser, vale arriscar adicionar outros itens à receita: granola, chocolate branco, uma pitada de cravo e canela, nozes, ameixas e por aí vai. Certo é que este bolo é fácil, rápido e daqueles que se tornam inesquecíveis na nossa coletânea de memórias gastronômicas destes tempos pandêmicos.

    Ingredientes:

    300 g de farinha de trigo

    200 g de açúcar mascavo

    100g de manteiga em temperatura ambiente

    4 bananas pequenas bem maduras (ou 3 médias)

    35 g de iogurte natural integral

    2 colheres de chá de bicarbonato de sódio

    2 ovos

    100 g de chocolate meio-amargo em gotas

    100 g de castanhas do Pará picadas

    Sal a gosto

    Modo de preparo:

    Bata o açúcar mascavo e a manteiga até obter um creme. Adicione os ovos e misture. Amasse as bananas e acrescente à mistura, batendo novamente. 

    Em seguida, adicione o iogurte natural e o bicarbonato de sódio. O bicarbonato de sódio é normalmente usado em massas mais pesadas, amanteigadas e precisa de uma substância ácida (como o iogurte) para reagir. Combinando um ácido com o bicarbonato de sódio, obtém-se o dióxido de carbono que ajuda a massa a crescer.

    Adicione a farinha de trigo aos poucos, delicadamente. Por fim, misture o chocolate em gotas e as castanhas picadas. Coloque a massa em uma forma untada de pão (ou de bolo inglês, como você quiser chamar) e asse em forno pré-aquecido a 170 °C por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito para conferir.

    Espere esfriar um pouco e desenforme. Sirva sozinho ou acompanhado de uma ganache de chocolate.

    Mais colunistas

      Mais colunistas