nsc
nsc

Sobremesa

Torta Alemã é receita clássica e ícone dos cafés coloniais do Vale do Itajaí

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
26/02/2021 - 16h01
A Torta Alemã é um clássico dos cafés no Vale do Itajaí
A Torta Alemã é um clássico dos cafés no Vale do Itajaí (Foto: Arquivo pessoal)

Em tempos difíceis, a cozinha é sempre uma boa terapia e nada como uma boa sobremesa para trazer conforto e afeto. Fiz aniversário na última quinta-feira e optei por fazer um desses doces que são clássicos nas receitas de família, quase que onipresentes nos cafés coloniais do Vale do Itajaí: Torta Alemã.

Eu lembro bem que sempre fui apaixonada por essas tortas simples e incrivelmente gostosas. Menos é mais também às vezes na cozinha. Minha avó fazia uma bem elaborada, com massa de bolacha caseira e dois tipos de cremes no recheio - ela não deixou receita porque dizia que a cozinha "era um ambiente injusto" (que diria ela sobre a vida, né, vó?). Consegui reproduzir uma vez com minha mãe e quem sabe outro dia trago esta receita aqui para você.

Mas meu coringa mesmo é a Torta Alemã. Eu sei que existe uma versão ainda mais tradicional, e muito saborosa, mas eu prefiro a versão pá-pum, que consiste em fazer um creme à base de nata e leite condensado. Como licença poética, uso licor de café no creme e na mistura de leite para umedecer as bolachas. Ou então, se você quiser uma versão mais diferentona, substitua o leite por cerveja Stout. É bom demais, o amargor vindo do malte torrado da cerveja equilibra naturalmente o dulçor da torta.

Neste fim de semana, com a pandemia ganhando contornos cada vez mais assustadores em Santa Catarina - como se tudo o que vivemos até aqui não fosse triste o suficiente - minha sugestão é que você fique em casa com os seus, faça essa torta, aproveite um tempo na cozinha, saboreie esta delícia em família.

Ingredientes:

800 g de leite condensado

900 g de nata

Licor de café ou conhaque a gosto

200 ml de leite (se quiser uma versão mais moderninha e gostosa, opte por uma cerveja Stout)

400 g de bolacha Maizena

180 g de chocolate meio amargo picado

200 g de creme de leite

Mais cerca de 100 g de bolachas Maizena para decorar

Preparo:

Em uma batedeira, bata a nata com o leite condensado até obter um creme aerado, fofo. Adicione um pouco de licor de café e misture novamente.

Coloque o leite com mais um pouquinho de licor de café em um recipiente. Umedeça algumas bolachas e, em uma forma redonda com fundo removível grande, faça uma camada com elas. Em seguida, faça uma camada de creme. E vá intercalando assim até o final.

Cubra a forma com um plástico e leve ao congelador por pelo menos seis horas. Essa torta pode ser feita inclusive com bastante antecedência, ela dura tranquilamente alguns dias congelada.. 

Para finalizar, retire a torta do congelador. Derreta o chocolate misturado ao creme de leite no micro-ondas, de 30 em 30 segundos, até obter uma ganache bem lisa e brilhante. Desenforme e decore as laterais com as bolachas maizena e, por fim, cubra o topo com a ganache. Sirva em seguida.

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas