nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Receita de escondidinho com pernil suíno e batata baroa surpreende pela combinação de sabores

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    26/03/2021 - 12h46
    Escondidinho de batata baroa
    Escondidinho de batata baroa (Foto: Arquivo Pessoal)

    Esta é uma receita daquelas que surpreendem pela simplicidade e a combinação de sabores. Adoro a combinação de carne suína com batata baroa - o docinho característico do tubérculo casa bem demais com a proteína.

    Adoro fazer escondidinhos. São pratos muito práticos, que ficam com uma apresentação bonita, digna de um almoço ou um jantar mais caprichado. Quando tive meu restaurante volta e meia ele aparecia no cardápio, em mil e uma versões. Com aipim, batata inglesa ou doce ou baroa, ou então abóbora. Ou taiá/cará. Qualquer coisa que resulte num purê saboroso pode virar cobertura do prato.

    Nesta versão, escolhi o pernil cozido com cerveja Brown Ale e garanti elogios surpresos entre quem provou. Vale demais a pena fazer esta delícia. Se quiser fazer só a carne, sugiro acompanhá-la com uma polenta cremosa que também dá super certo.

    Ingredientes

    1kg de pernil suíno cortado em cubos médios

    500 ml de cerveja no estilo Brown Ale

    Duas folhas de louro

    Sal, pimenta do reino, páprica defumada, páprica picante, pimenta calabresa a gosto

    Duas cebolas fatiadas

    Meia cenoura picada

    Um alho-poró picado

    1 kg de batata baroa

    60 g de manteiga

    Óleo ou banha para refogar

    Tempero verde

    150 g de queijo ralado da sua preferência

    Modo de preparo:

    Começamos fazendo uma marinada seca para a carne. Tempere com sal, pimenta do reino, as pápricas e pimenta calabresa, cubra e deixe marinar na geladeira por cerca de 2h.

    Em uma panela de pressão, doure a carne e vá usando a cerveja aos poucos para deglacear - tirar aquele fundinho dourado que fica na panela e ir usando para caramelizar a carne. Depois, acrescente as folhas de louro, a cebola, a cenoura e o alho-poró. Complete com a cerveja - e se for preciso, um pouco de água. Tampe a panela e cozinhe por 20 minutos na pressão.

    Enquanto isso, cozinhe a batata baroa - corte em pedaços para agilizar o cozimento - em água e um pouco de sal. Quando estiver bem cozida, escorra e ainda quente, adicione noz moscada ralada e a manteiga. Amasse usando um fouet ou o mixer até obter um purê liso e cremoso.

    Assim que der o tempo de cozimento da carne, desligue o fogo e espere a pressão sair. Depois, destampe e desfie a carne grosseiramente. Finalize com tempero verde e corrija o sal, se for necessário.

    Para montar, use uma travessa mais funda ou ramequins. Coloque a carne, cubra com o purê e finalize com o queijo. Se for servir em seguida, leve para gratinar no forno com temperatura entre 180 °C e 200 °C. Se quiser congelar, é só cobrir e levar ao freezer.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas