Mais um ano sem Oktoberfest e a tendência lá em casa é que eu passe o mês preparando receitas típicas germânicas para matar a saudade. E se eu fosse fazer um top 5 dos meus pratos preferidos desta época, o Hackepeter estaria com certeza nessa lista.
Continua depois da publicidade
É uma entrada super rápida de fazer, para ser servida com pão, uma boa cerveja e uma roda de amigos. Cada chef e cada cozinheiro amador meio que vão desenvolvendo a sua versão do prato, mas a regra é clara: Hackapeter bom é Hackepeter bem temperado.
Comece temperando aos poucos e vá corrigindo conforme o seu paladar. Para preparar o prato com a carne crua, o ideal é escolher filé mignon – mas no Brasil de 2021 em que se disputam ossadas bovinas por conta dos altos preços dos alimentos – um patinho já é uma ótima opção. Apenas explique ao açougueiro que você quer fazer hackepeter, peça para pegar uma peça bem limpa e moer duas vezes na máquina. É uma versão mais econômica mas não menos deliciosa, eu prometo.
E se quiser harmonizar, uma Altbier é uma ótima pedida entre as cervejas da Escola Alemã. Ein Prosit! Boas receitas!
Ingredientes:
300g de filé mignon ou patinho (opção mais econômica) moído
Continua depois da publicidade
Meia cebola bem picadinha
1 pepino em conserva picado
5 unidades de alcaparras picadas
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de chá de conhaque
1 colher de sopa de mostarda (da sua preferência)
Paprica defumada a gosto
Sal, pimenta do reino a gosto
Tempero verde picado a gosto
Preparo:
Com a carne bem gelada, misture todos os ingredientes, deixando o sal por último. As quantidades de mostarda e molho inglês podem variar conforme a sua preferência. Sirva imediatamente acompanhado com fatias de pão de centeio.