nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Especial receitas de Natal: lombo recheado com maçã verde é receita prática, deliciosa e que não pesa no bolso

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    04/12/2020 - 13h01
    lombo recheado com maçã verde
    lombo recheado com maçã verde (Foto: Arquivo pessoal)

    Eu amo o Natal. Amo. Tenho tantas lembranças legais desta época que é inevitável não bater aquela emoção quando vai chegando dezembro. Mas essa emoção é bem diferente neste ano, sim. Há pura nostalgia dos natais em família, da mesa cheia de gente, com aquela memória culinária dos pratos feitos pelas mãos habilidosas da minha mãe, das tias, da minha avó. Essa nostalgia fica ainda mais forte quando penso que a última vez que estive com toda a minha família foi justamente no Natal do ano passado =(

    Sei que neste ano estas cenas não vão se repetir. Mas me recuso a me aborrecer por isso - saber que meus familiares e amigos estão saudáveis, se cuidando e sendo cuidadosos com quem os cercam já é um bom motivo para celebrar. O encontro será em vídeo mesmo, cada um na sua casa, com as mesas deliciosas replicadas em menor escala.

    Pensando nessas ceias menores, nas próximas semanas publicarei aqui uma série de receitas que você poderá fazer na sua casa neste Natal. A ideia é que os pratos sirvam bem quatro pessoas, dependendo do apetite garantindo uma sobrinha para o dia seguinte. Ou então, em alguns casos, que você presenteie quem você ama com algumas delícias. Comida é sempre um bom jeito de falar ao coração, né? <3

    A receita desta semana é um lombo recheado com maçã verde, acompanhado por maçãs assadas e uma farofa de castanhas. Adoro carne suína, e te ensino a seguir uma série de técnicas para deixar o seu lombo bem macio e suculento. Boas receitas!

    Ingredientes:

    1kg de lombo suíno aberto em manta

    2 maçãs verdes fatiadas

    2 maçãs verdes cortadas em gomos

    40 g de uva passa branca

    40 g de uva passa preta

    1 cebola fatiada

    1 laranja bahia

    1 limão siciliano

    100 g de uvas passas brancas

    10 g de açúcar

    Manteiga quanto baste

    Sal e pimenta do reino a gosto

    Alecrim a gosto

    Tomilho a gosto

    Sálvia a gosto

    150 g de farinha de rosca ou de mandioca

    100 g de Manteiga

    100 g de castanhas diversas (usei nozes e castanha do Pará nesta receita)

    50 g de uvas passas

    Uma Cebola picada

    Um dente de alho picado

    Sal e pimenta do reino a gosto

    Molho:

    240 ml de vinho branco seco

    Uma cebola cubos grandes

    Uma cenoura cubos grandes

    Um alho poró fatiado

    Suco de uma laranja

    Tomilho a gosto

    Sal e pimenta do reino a gosto

    Modo de preparo:

    Primeiro de tudo precisamos secar a carne com um papel toalha ou um pano limpo, isso vai ajudar no processo de selagem da carne mais tarde. Tempere carne com alecrim, tomilho e sálvia picados, além de raspas de laranja e limão, sal e pimenta do reino. Cubra e leve para a geladeira por 1 hora, mais ou menos.

    Enquanto isso, refogue a cebola fatiada, a maçã em fatias e as uvas passas. Adicione o açúcar, sal e pimenta do reino. Deixe esfriar um pouco e recheie e enrole a carne como se fosse um rocambole, deixando a parte da gordurinha do lombo para fora. Amarre a peça com um barbante e sele numa frigideira bem quente antes de levar ao forno. Quando estiver dourada de todos os lados,reserve.

    Posicione a carne no meio de uma travessa retangular. Ao redor da carne, coloque pedaços de maçã verde, além de ervas frescas - tomilho, alecrim e até louro. Espalhe uns pedacinhos de manteiga por cima da carne e reserve.

    Na mesma frigideira em que você dourou a carne, refogue a cenoura, a cebola e o alho poró. Deglaceie com vinho branco e deixe reduzir um pouco - vale colocar um pouco de água ou suco de laranja aqui também. Em seguida, peneire e coloque esse líquido na forma, não precisa jogar por cima do lombo.

    Leve para assar em forno pré-aquecido a 180 ºC por cerca de 45 minutos. Se você tiver o termômetro de carnes, monitore para que a carne esteja em 68 ºC quando estiver pronta. Se não, espete a carne com uma faca e se o líquido que sair for transparente, ela está no ponto.

    Mas enquanto a carne assa, prepare uma boa farofa de Natal. Derreta a manteiga, doure a cebola, o alho, as uvas passas, adicione a farinha de rosca, as castanhas picadas. Misture bem, tempere com sal e pimenta do reino a gosto e pronto.

    Depois que a carne estiver pronta, deixe a peça descansar por alguns minutos. Corte os barbantes fatie o lombo. Use o caldo que ficou na forma para fazer um molho, é só engrossar com amido de milho e corrigir o sal. Use as maçãs assadas para decorar, usando também a farofa e outros ingredientes típicos da época - nozes, romãs, e ervas sempre dão um visual lindo ao prato.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas