nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Pão de queijo vira sanduíche e outras duas versões; aprenda como fazer

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    06/11/2020 - 14h22
    Pão de queijo caseiro pode ser servido de diversas maneiras
    Pão de queijo caseiro pode ser servido de diversas maneiras (Foto: Arquivo Pessoal)

    Vamos falar sério: você conhece alguém que não gosta de pão de queijo? Eu vasculhei minha memória em busca de amigos e familiares que fazem cara feia para esta delícia, juro que não encontrei. Pudera: quem resiste à uma fornada de pães douradinhos saindo do forno?

    Melhor ainda quando essa fornada é feita com uma receita bem caseira e tradicional. Lá em casa, gosto de fazer pão de queijo sempre combinando o polvilho doce e o azedo em proporções iguais. Explico: quando usamos só o polvilho doce, a tendência é que o pão de queijo fique mais borrachudo e massudo. Se usasse somente o polvilho azedo, o pão de queijo tende a ficar oco e com um sabor mais ácido. Combiná-los, então, equilibra texturas e sabores perfeitamente. 

    E sim, faça como os mineiros e use um bom queijo meia-cura. Não acho necessário misturar queijos diferentes, mas fique à vontade para criar por aí. Aqui, optei pelo pão de queijo tradicional, servido como em um sanduíche - recheadíssimo com pernil suíno desfiado - e recheados com goiabada ou doce de leite.

    Se você quiser incrementar, também vale adicionar ervas finas na massa, linguiça Blumenau moída, torresmo prensado picado....Para rechear, teste também requeijão, Nutella, geleia de frutas vermelhas. As possibilidade são muitas. Todas elas são sucesso na certa.

    Pão de queijo - Ingredientes:

    500 g de polvilho azedo

    500 g de polvilho doce

    350 g de queijo meia-cura ralado

    480 ml de leite (2 xícaras)

    480 ml de água (2 xícaras)

    240 ml de óleo (1 xícara)

    6 ovos

    20 g de sal (Uma colher de sobremesa cheia)

    Cubinhos de goiabada ou doce de leite para rechear

    Modo de preparo:

    Comece aquecendo o leite, a água e o óleo até levantar fervura. Quando começar a ferver, desligue e reserve. Em uma bacia, misture os polvilhos, o queijo ralado e o sal. Escalde os ingredientes secos e vá nexendo com uma espátula ou uma colher grande. Espere esfriar um pouco e adicione os ovos batidos. Misture novamente e leve a massa para a geladeira por cerca de meia hora para você conseguir bolear os pãeszinhos sem se queimar.

    Unte uma forma e unte suas mãos também. Aí você vai fazendo bolinhas do tamanho que quiser para montar os pães de queijo. Se quiser, vale recheá-las com goiabada ou doce de leite. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 25 a 30 minutos, até ficarem douradinhos. Sirva em seguida.

    Esta receita rende de 35 a 45 pães de queijo - tudo depende do tamanho que você bolear. Se quiser, vale congelar as bolinhas para ter pão de queijo sempre à disposição na sua casa.

    Recheio de pernil suíno desfiado - Ingredientes:

    500 g de pernil suíno cortado em cubos médios

    10 ml de óleo, azeite de oliva ou banha

    2 dentes de alho picados

    2 cebolas fatiadas

    30 g de extrato de tomate

    1 litro de caldo de carne

    1 ramo de alecrim

    Sal e pimenta do reino a gosto

    50 g de goiabada

    Tempero verde a gosto

    Modo de preparo:

    Em uma panela de pressão (ou na tradicional, de você preferir), coloque a gordura e doure a carne. Coloque os dentes de alho, o ramo de alecrim, sal e pimenta do reino, as cebolas e vá refogando. Em seguida, adicione o extrato de tomate, deixe dourar mais um pouco. Adicione o caldo de carne, tampe e deixe cozinhar por mais 20 minutos quando pegar a pressão. Desligue, retire a pressão e separe a carne do molho. Acenda novamente o fogão, adicione a goiabada ao caldo que ficou na panela e deixe reduzir. Enquanto isso, desfie a carne com um garfo ou no processador. Depois, misture tudo novamente. 

    Abra os pães de queijo ao meio delicadamente, recheie com a carne e feche, como em um sanduíche. Se quiser fazer um charme, rola fritar um ovo de codorna e servir também no recheio. Sirva em seguida.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas