nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Poke de salmão é receita leve, prática e com a cara do verão

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    20/11/2020 - 12h44
    De origem havaiana, poke é refeição ideal para os dias de calor
    De origem havaiana, poke é refeição ideal para os dias de calor (Foto: Arquivo Pessoal)

    Os dias mais quentes do ano estão chegando e eu gosto de aproveitar a época para saborear pratos mais leves e frescos. Um deles é o poke havaiano.

    Antes de virar modinha por aqui, o poke é um prato tradicional dos pescadores no Havaí, que preparavam aparas temperadas de peixes como um aperitivo para chamar a atenção dos clientes. Por aqui, os pokes surgiram com força há uns três, quatro anos, e conquistaram o paladar pela combinação de sabores - o visual também é um charme, né?

    A ideia é que o poke seja feito em um bowl (cumbuca, acho mais fofo de chamar), com uma base de arroz japonês, coberto com peixe - os mais frequentes são salmão ou atum crus. Sunonomo, repolho roxo marinado, manga, abacate ou avocado, nabo, tomatinhos, cogumelos podem ser combinados ao prato, criando essa mistura de cores e sabores super refrescante e gostosa. Para quem não é muito fã de peixe cru, já vi opções por aí com frango ou peixe frito empanado. E se quiser adicionar alguma crocância, tente chips de banana, de aipim, crispy de alho poró, amendoim ou uma tirinha de massa de pastel frita.

    Por aqui, preparei o poke com salmão cru marinado num molho especial, além de combinar manga, sunomono e avocado na cumbuquinha. O único ponto de atenção neste prato é o arroz, que precisa ser feito com técnica e paciência. De resto, aproveite e divirta-se!

    Ingredientes:

    Para o arroz:

    250 g de arroz japonês

    500 ml de água

    Para o su:

    200 ml de vinagre de arroz

    100 g de açúcar

    10 g de sal

    20 ml de sakê (opcional)

    Para o salmão:

    400 g de salmão cru cortado em cubos médios

    Gengibre ralado a gosto

    120 ml de Shoyo

    Meia cebola roxa em fatias fininhas

    1 colher de sopa Óleo de gergelim a gosto

    1 colher de sopa de açúcar

    1 manga pequena

    Meio pepino japonês

    1 abacate/avocado

    Gergelim

    Modo de preparo:

    Para o arroz: lavar cinco, seis vezes até que a agua saia transparente. Coloque numa panela e preencha com 500 ml de agua fria. Quando levantar fervura, abaixe o fogo, tampe e conte oito minutos. Desligue e deixe esfriar ainda com a panela tampada.

    Para o su: Em uma panela, adicione todos os ingredientes e coloque em fogo baixo, mexendo sempre. A ideia é não deixar ferver, só aquecer para diluir o açúcar. Deixe esfriar totalmente antes de colocar no arroz.

    Para o salmão: coloque o salmão em um recipiente, adicione os demais ingredientes e misture. Leve à geladeira e reserve.

    Corte a manga em fatias ou cubinhos, assim como o abacate. Para o pepino, corte em rodelas e use um pouco do su para fazer um sunomono. Finalize com gergelim e reserve.

    Para finalizar o preparo do arroz: misture o su ao arroz, delicadamente, sem deixar o grão quebrar. Aí fazemos a montagem em quatro cumbucas, começando com: arroz na base, cobrindo com o salmão, a manga, o sunonomo e o abacate. Decore com gergelim e cebolinha. Sirva gelado, imediatamente em seguida.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas