Mais um feriadão chegando na área e eu sempre gosto de pensar em receitas fáceis e divertidas de se preparar. É o caso desse sanduíche de Schnitzel e repolho roxo caramelizado <3

Continua depois da publicidade

Se você nunca ouviu falar, o Schnitzel é uma receita super tradicional da cozinha germânica. É uma espécie de bife à milanesa feito de carne suína, de espessura bem fininha, sequinho por fora, com aquela crocância absurdamente deliciosa, e suculento e saboroso por dentro. 

Eu AMO Schnitzel e aí fiquei pensando em como fazer essa maravilhosidade ficar ainda melhor. E foi aí que tive a ideia de servir em formato de lanche. E já que estava inspirada nesse rolê da culinária germânica, preparei um repolho roxo caramelizado e finalizei o sanduíche com picles e mostarda amarela. 

Esta receita deve render uns 8 lanches. A dica é comprar uma peça pequena de lombo e preparar vários bifinhos, que podem ser congelados. Aí, quando você quiser preparar o lanche de novo, é só fritá-los e servir. Ah, e se quiser, aconselho servir uma Pilsen clássica para harmonizar.

Ingredientes:

400 g de lombo suíno 

100g de farinha de trigo

2 ovos batidos

150 g de farinha de rosca misturada com farinha panko

Sal, pimenta do reino e pápricas a gosto

Óleo para fritar

Um repolho roxo pequeno fatiado bem fininho

Duas cebolas roxas fatiadas

40g de açúcar mascavo

40g de uva passa branca ou maçã picada

2 cravos-da-índia a gosto

Uma colher de sopa de vinagre de maçã

Pães de hambúrguer

Picles a gosto

Mostarda amarela a gosto

Preparo:

Começamos preparando o repolho roxo: em uma panela, refogue a cebola, o repolho e adicione o açúcar mascavo, a uva passa branca, os cravos, o vinagre Cozinhe bem até reduzir e caramelizar. Coloque sal e pimenta do reino a gosto, desligue e reserve.

Corte a peça de lombo em bifes de mais ou menos 1 cm de espessura. Tempere-os com uma misturinha feita com sal, pimenta do reino e pápricas. Agora vem a parte divertida: cubra uma tábua com um plástico, coloque um dos bifes, cubra com um plástico e, com um batedor de carnes, dê marteladinhas até deixar o bife o mais fino possível, sem se rasgar. Repita o processo com todos os bifes – acho ótimo esse momento, dá para desestressar lindamente heheheh Feito essa etapa, faça pequenos cortes nas pontas e laterais dos bifes – isso ajuda a mantê-los planos e retinhos na hora de fritar.

Aí chegou a vez de empanar nossos bifinhos: passe na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e por fim, na mistura de farinha de rosca e farinha Panko. Frite os bifes por imersão, em óleo quente, por cerca de 1min30 a 2min de cada lado. Se a gordura estiver muito quente, baixe o fogo e fique de olho para não deixar queimar. O ideal é que o Schnitzel fique bem douradinho, naquela cor linda que só a fritura nos proporciona kkkkkkkk

Para finalizar, corte os pães e doure-os rapidinho numa frigideira. Coloque uma camada de repolho roxo caramelizado, posicione os Schnitzels e complete com picles e mostarda amarela. Sirva imediatamente para não perder a crocância da carne.

Continua depois da publicidade