nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Oktober em casa: como fazer batata recheada e Strudel de maçã

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    02/10/2020 - 13h43
    Sobremesa típica germânica é sucesso na Oktoberfest
    Strudel de Maçã com massa folhada (Foto: Arquivo pessoal)

    A temporada 10 de 2020 começou e para os blumenauenses, vem junto aquela estranha sensação de chegar ao mês de outubro e não ver a Oktoberfest tomando conta da agenda, das rodas de conversas, das ruas, dos encontros com os amigos e familiares.

    Goste ou não, fato é que a cidade costuma se transformar nesta época. Blumenau vibra de uma maneira bem diferente quando tem festa. Neste ano de pandemia me vi numa noite de segunda-feira provando meu traje típico sem razão nenhuma. Ou seria saudades? Ou o receio de ter engordado a ponto de o traje estar apertado demais? 

    Mas coloquei o traje e na hora bateu aquela nostalgia de uma festa. Diante da impossibilidade de aglomerar com os amigos, decidi ir para a cozinha preparar duas receitas que fazem sucesso na festa: batata recheada e Strudel de maçã. Agora, estou programando uma "Oktober em casa" em algum fim de semana comigo, Mozão e meus dois catioros. Se a comida nos faz viajar e nos provoca tantas lembranças, que elas nos levem também às memórias que vivemos nos setores do Parque Vila Germânica.

    Batata recheada é um dos pratos mais consumidos na Oktoberfest
    Batata recheada é um dos pratos mais consumidos na Oktoberfest
    (Foto: )

    Batata Recheada

    Escolhi rechear com calabresa e bacon, mas você pode escolher o recheio que quiser =)

    Duas batatas inglesas grandes

    Uma linguiça calabresa cortada em fatias

    Uma cebola cortada em fatias

    50 g de bacon picado

    50 g de requeijão cremoso

    Queijo muçarela a gosto

    Batata palha a gosto

    Faça furos nas batatas utilizando um garfo. Enrole-as no papel alumínio e leve ao forno para assar a 170 °C, por cerca de 1 hora. Enquanto as batatas assam, doure a calabresa, o bacon e a cebola e reserve.

    Retire as batatas do forno e deixe esfriar um pouco. Em seguida, abra uma cavidade no meio da batata, no sentido do comprimento. Se você gosta de colocar bastante fecheio, cave um pouco mais.

    Recheie com uma camada de requeijão, coloque a calabresa, cubra com queijo muçarela. Leve ao forno para gratinar e sirva em seguida. Se quiser, ainda acrescente batata palha no topo.

    Strudel de maçã é opção prática e rápida
    Strudel de Maçã com massa folhada
    (Foto: )

    Strudel de maçã com massa folhada

    Faço o Strudel com massa folhada. Sei que não é a massa original, mas adoro as camadinhas folhadas nesta receita. Ah, e a massa folhada na forma como usei eu compro em lojas de produtos de confeitaria, em rolos de 1kg. Você também pode usar massa Filo, mais delicada ainda que a massa folhada, acha normalmente em supermercados. Vale a pena ter uma dessas sempre no congelador para fazer receitas rápidas e deliciosas.

    Um pedaço de massa folhada de cerca de 30 cm de comprimento

    Farinha de rosca para polvilhar na massa

    Uma maçã verde cortada em fatias ou cubinhos

    Uma maçã gala cortada em fatias ou cubinhos

    150 g de açúcar mascavo

    10 ml de cachaça

    Suco de meio limão

    30 g de uva passa branca

    70 g de nozes picadas

    Uma pitada de canela

    Uma gema ou manteiga derretida para pincelar

    Açúcar de confeiteiro para finalizar

    Começo preparando o recheio: misture as maçãs, o suco de limão, o açúcar, as uvas passas, a cachaça e a pitada de canela. Finalizo misturando as nozes.

    Coloque a massa sobre uma superfície limpa e abri-la delicadamente no sentido da altura com um rolo, sem pressionar muito nem esticar demais. Polvilhe farinha de rosca - ela ajudará a massa a não absorver muito os líquidos do recheio - e espalhe o recheio no sentido do comprimento em cerca de um terço da área da massa, deixando as bordas livres. Enrole como se fosse um rocambole e coloque o Strudel em uma forma untada.

    Se a massa não estiver bem gelada ainda, leve à geladeira ou ao congelador por mais alguns minutos. Isso ajuda a massa a ficar bem folhadinha quando assar. Enquanto isso, aqueça o forno a 180 °C. Pincele a gema ou manteiga derretida - ajuda a massa a ficar bem douradinha - e asse por 30 minutos.

    Para finalizar, polvilhe açúcar de confeiteiro. E, como acompanhamentos, o Strudel vai bem com diversas opções. Eu optei por uma calda clássica feita com 300 g de nata, 150 g de açúcar e um cravo da índia. Só misturar e aquecer levemente até a mistura ficar numa cor amarelada. Também recomendo servir o Strudel com chantilly, com sorvete, com ganache de chocolate, calda de caramelo salgado...a escolha é sua.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas