nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Receita de Risoto de Linguiça Blumenau com cerveja Dunkel é rápida e fácil de fazer; confira

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    16/10/2020 - 12h25 - Atualizada em: 16/10/2020 - 12h28
    Risoto de linguiça Blumenau e Cerveja Dunkel explora sabores dos ingredientes típicos do Vale do Itajaí
    Risoto de linguiça Blumenau e Cerveja Dunkel explora sabores dos ingredientes típicos do Vale do Itajaí (Foto: Arquivo Pessoal)

    Quer uma receita rápida, gostosa, com poucos ingredientes e que vai impressionar os convidados do seu almoço ou jantar? Então faça este risoto de linguiça Blumenau e cerveja Dunkel.

    O risoto não é exatamente um prato típico da Oktoberfest, mas faz sucesso nos restaurantes da região por conseguir reunir ingredientes locais numa preparação tão conhecida quanto gostosa. Seguindo aquela vontade de matar saudades da festa, este risoto vira uma ótima opção.

    Para se fazer um bom risoto, opte por usar arroz arbóreo ou carnaroli, que são encontrados mais facilmente nos mercados por aqui. Ou então o vialone nano, mais raro (e caro). Todos eles soltam o amido durante o cozimento, deixando o risoto cremoso no ponto certo. E não, não é necessário colocar creme de leite, molho branco ou qualquer coisa na receita: risoto bom é risoto al dente, molhadinho, cremoso e finalizado só com manteiga e queijo parmesão. E digo mais: um risoto assim vale por uma refeição completa, não há nenhuma necessidade de preparar uma carne à parte. Só vejo vantagens nesta delícia, espero que ela vire um coringa na cozinha para você também.

    Esta receita serve generosamente quatro pessoas. Se sobrar, você ainda pode fazer um arancini (confira a dica extra ao final do texto).

    Ingredientes:

    300 g de arroz arbóreo

    1 linguiça Blumenau sem pele e cortada em cubinhos

    1 cebola picada

    40 g de manteiga sem sal (divida em duas porções)

    50 g de queijo parmesão ralado

    300 ml de cerveja Dunkel - é um estilo de origem germânica, que usa maltes torrados e tem notas de café, caramelo, mas é leve ou de corpo médio.

    1 litro a 1,5 litro de caldo de carne ou legumes

    Sal a gosto (nesta receita, é só se você quiser mesmo, porque o sal presente na linguiça já é suficiente)

    Tempero verde a gosto

    Modo de preparo:

    Comece dourando a linguiça cortada em cubinhos - faça isso de preferência na mesma panela onde você irá fazer o risoto. Não uso aqui nenhuma gordura porque a ideia é que a linguiça vá dourando na própria gordura e deixe um fundo douradinho para aproveitarmos em seguida.

    Retire os cubinhos da panela e reserve. Adicione a manteiga, a cebola picada e refogue um pouco. Em seguida, adicione o arroz e misture, refogando o arroz também. Adicione 100 ml de cerveja Dunkel, vá mexendo e deixando reduzir. E aí comece a colocar o caldo, sempre aos poucos, e mexendo para ir soltando o amido do arroz. Quando o caldo reduzir, adicione mais líquido e assim sucessivamente até o arroz ficar al dente ( o que leva em torno de 15 a 18 minutos).

    Quando estiver quase no ponto, adicione as linguiças e misture novamente. Coloque o restante da cerveja e siga mexendo, deixando reduzir mais um pouco - mas não secar, ninguém aqui quer risoto seco, hein? Finalize com a manteiga (o ideal é usar manteiga gelada, que dará ainda mais brilho ao risoto), com o queijo ralado e o tempero verde. Sirva imediatamente em seguida.

    Dica extra

    Sobrou risoto? Deixe gelar e prepare depois arancinis, vulgo bolinho de arroz dos italianos. Umedeça as mãos e faça pequenas bolinhas com a sobra do risoto gelado. E aí é só empanar usando ovo batido em uma tigela e farinha de rosca na outra. Frite-os até ficarem douradinhos e delicie-se logo.

    ­

    ­

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas