nsc
nsc

Lari na Cozinha

Sanduíche de copa-lombo e salada Coleslaw é receita prática e deliciosa para fazer em casa

Compartilhe

Larissa
Por Larissa Guerra
28/05/2021 - 12h41
Sanduíche de copa-lombo desfiada e salada coleslaw é boa pedida para o fim de semana
Sanduíche de copa-lombo desfiada e salada coleslaw é boa pedida para o fim de semana (Foto: Arquivo Pessoal)

Lembro bem que uns anos atrás, quando a gente ainda podia dar uns rolês por aí, fui conhecer uma cervejaria histórica na Bélgica. Lá no meio dos barris onde cervejas maturavam por alguns anos tinha uma placa com uma frase escrita à mão: "O tempo não respeita o que é feito sem ele". Essa receita é daquelas que prova que o tempo às vezes é o maior aliado de um prato cheio de sabor. 

Digo isso de antemão porque esta é uma receita que exige um pouco mais de paciência - mas de poucas técnicas culinárias. Passei cerca de seis horas assando uma peça de copa-lombo suína e o resultado não poderia ser melhor: carne desmanchando, desfiando facilmente, com os temperos todos realçando ainda mais o sabor.

Para acompanhar, uma salada Coleslaw traz frescor e crocância ao lanche. Escolha um bom pão - eu gosto muito de brioches, macios e amanteigados. Se quiser harmonizar com uma cerveja, uma Brown Ale pode resultar numa combinação bem gostosa. Boas receitas!

Ingredientes:

1 colher de sobremesa de sal

Meia colher de sobremesa de pimenta do reino

1 colher de sobremesa de páprica defumada

1 colher de sobremesa de açúcar mascavo

1 dente de alho picado

Uma pitada de aroma de fumaça em pó (opcional)

Uma peça de 1kg de copa-lombo

Meia xícara de água

Uma xícara de suco de maçã

1/3 xícara de vinagre de maçã

Meia cebola fatiada

8 pães tipo brioche

Modo de preparo:

Faça um dry rub misturando o sal, o açúcar mascavo, a pimenta do reino, o alho picado e a páprica defumada. Se quiser, adicione uma pitada de aroma de fumaça em pó. Tempere a peça de copa-lombo, cubra e deixe na geladeira por cerca de 1h.

Enquanto isso, em uma panela, aqueça a água, o suco de maçã, o vinagre de maçã e a cebola fatiada. Deixe reduzir um pouco e reserve. Retire a copa-lombo da geladeira, envolva a peça em uma folha de alumínio e leve ao forno para assar a 150 °C por cerca de seis horas.

De vez em quando, retire a carne do forno e espalhe um pouco desse caldinho agridoce que fizemos. Ele vai ajudar a manter a carne úmida e suculenta. Passadas as seis horas, retire a carne do forno e deixe esfriar um pouco antes de desfiar. 

Para a salada Coleslaw - Ingredientes:

Meio repolho roxo cortado fininho

Uma cenoura fatiada fininha

Uma maçã fatiada 

Suco de meio limão

200g de maionese

50 g de creme de leite

Misture todos os ingredientes. Se quiser, adicione uma pitada de sal.

Para finalizar, doure os pães com um pouquinho de manteiga. Monte cada sanduíche com um pouco da carne desfiada, colocando a Coleslaw por cima. Essa receita rende em média de oito sanduíches bem servidos. Bom apetite!

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Larissa Guerra

Colunista

Larissa Guerra

A comunicadora da Atlântida Blumenau e chef de cozinha Larissa Guerra traz receitas deliciosas e simples para fazer em casa. Toda semana um prato diferente para você testar e arrasar na cozinha.

siga Larissa Guerra

Mais colunistas

    Mais colunistas