nsc
    nsc

    PÁSCOA NA CATEDRAL

    Camerata Florianópolis lança single com composição de Bach

    Compartilhe

    Leo
    Por Leo Coelho
    02/04/2021 - 10h13
    Com produção executiva de Maria Elita Pereira, o DVD e CD da Camerata Florianópolis foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Fundação Franklin Cascaes / Prefeitura Municipal de Florianópolis
    Com produção executiva de Maria Elita Pereira, o DVD e CD da Camerata Florianópolis foi viabilizado através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Fundação Franklin Cascaes / Prefeitura Municipal de Florianópolis (Foto: Tóia Oliveira/Divulgação)

    A Camerata Florianópolis escolheu a Semana Santa para fazer o lançamento do segundo single que integra o DVD/CD em Homenagem à Florianópolis. Trata-se de uma das músicas clássicas mais tocadas da história: a Ária da Suíte Orquestral Nº 3, BWV 1068 – obra do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685 - 1750). A gravação ocorreu nos dias 6 e 8 de fevereiro, na Vila Fátima (no Morro das pedras) e na Catedral Metropolitana em Florianópolis.

    Bach é tido como o maior nome da música barroca, e muitos o veem como o maior compositor de todos os tempos. Tendo desempenhado vários cargos em cortes e igrejas alemãs, Bach afirmava que “a finalidade da música é o louvor de Deus e o descanso da alma”.

    E é nesse período em que os cristãos celebram a Páscoa que a Camerata traz ao conhecimento do público a gravação desta obra de Bach. O single faz parte de um DVD, em fase de finalização, que reúne outros temas famosos da música erudita, gravados em lindos cenários ao ar livre da cidade, como praias, dunas, praças históricas, ruas do centro e a Ponte Hercílio Luz. A direção cinematográfica do projeto tem a assinatura de Fernando Pereira Oliveira, da Produtora 30 Por Segundo, e o áudio do DVD e CD é feito pelo engenheiro Renato Pimentel, do The Magic Place.

    “O objetivo principal”, diz o maestro Jeferson Della Rocca, “é prestar uma homenagem especial a Florianópolis por meio de um produto cultural único, valorizando a música orquestral dos grandes mestres da música clássica, nossas belas paisagens e patrimônio histórico e através dele divulgar a música de qualidade junto às crianças e adolescentes de nossa cidade”.

    Os DVD’s e CD’s serão entregues gratuitamente para estudantes da rede pública de ensino e participantes de projetos de inclusão social.  

    Mais colunistas

      Mais colunistas