“Desenho realista não é dom, é técnica!”, garante Eduardo Rukat, artista visual que ministra aulas gratuitas da modalidade, de abril a novembro, no Campeche. Ao final do curso, ele pretende comprovar que qualquer pessoa que se dedique aos estudos pode produzir desenhos que facilmente são confundidos com fotografias, de tão fiéis à realidade. A oficina continuada faz parte do projeto Culturaberta, que reúne um coletivo de artistas catarinenses e radicados em Florianópolis para oferecer gratuitamente cursos de formação introdutória em música, dança, circo, artes visuais, literatura e educação ambiental à população.

Continua depois da publicidade

Através de um método de ensino simples e objetivo, os 15 alunos selecionados aprenderão técnicas de sombreamento, estudo da percepção de luz, sombra, contraste, aplicação de texturas, entre outros. A promessa é de que ao final, os alunos poderão realizar desenhos com aspecto de realismo utilizando materiais básicos.

O projeto Culturaberta contempla 16 modalidades de curso, que atende mais de 300 alunos de todas as idades, incluindo grupos minoritários, foi garantida pelo incentivador único Brasil Atacadista, via Programa de Incentivo à Cultura (PIC).