O câncer de intestino, que ficou em evidência recentemente por conta dos casos envolvendo celebridades, como as cantoras Simony e Preta Gil e os ídolos do futebol Pelé e Roberto Dinamite, é considerado o terceiro tumor mais comum entre os brasileiros, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). E para alertar, prevenir e conscientizar sobre a doença, março é conhecido como o mês azul-marinho. Neste ano, a campanha promovida pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Sociedade Brasileira de Coloproctologia e a Federação Brasileira de Gastroenterologia, tem como tema “Saúde é prevenção. Cuide de você̂, evite o câncer de intestino”.
Continua depois da publicidade
O médico gastroenterologista, especializado em endoscopia digestiva, Nelson Cathcart Jr., explica que considerando as condições étnicas no Brasil, o exame de prevenção, que é a colonoscopia, deve ser realizado entre os 45-50 anos em ambos os sexos. Durante a avaliação é possível verificar se há presença ou não de pequenos pólipos (que podem evoluir para um futuro câncer).
Nelson ressalta que além da prática de atividades físicas, que ajudam a manter o controle do peso, evitar o consumo de carne vermelha, de cigarro, de bebidas alcoólicas e comer bastante fibras ajudam na prevenção da doença.
“Quando os pacientes são diagnosticados em fases iniciais da doença, existe a possibilidade de mais de 95% de cura”, reforça o médico.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Talk gratuito celebra o mês da mulher em Florianópolis
Dupla Anavitória faz show em SC e sonha com banho de mar: “Um mergulho seria uma delícia”
André Gaidzinski presta homenagem as mulheres na Porsche Cup
 
                            