nsc

publicidade

Lisandra

Esporte

Festival Paralímpico movimentou Joinville

Compartilhe

Por Lisandra Oliveira
23/09/2019 - 19h50
Lisandra Oliveira/ Cerca de 130 crianças e adolescentes puderem se divertir, jogando de forma lúdica a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado
Lisandra Oliveira/ Cerca de 130 crianças e adolescentes puderem se divertir, jogando de forma lúdica a bocha paralímpica, o tênis de mesa e o vôlei sentado

Um dia de esportes, diversão e de promover a inclusão social. Foi assim o sábado para cerca de 130 crianças que participaram do 2º Festival Paralímpico. O festival foi realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, em parceria com a Secretaria de Esportes de Joinville em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22 de setembro. Joinville foi uma das 70 cidades escolhidas para sediar o evento, devido a sua importância no cenário paradesportivo.

Eles participaram da bocha paralímpica, do tênis de mesa e do vôlei sentado. Mas as modalidades foram praticadas de forma lúdica, com auxílio de materiais diferenciados, que permitiram o acesso de todas as crianças. Os participantes foram divididos grupos. Cada grupo fazia um rodízio pelas modalidades para que todos tivessem o contato com todas as atividades. Para o estudante Enzo Ponick Kuhn, 16 anos, foi uma oportunidade de fazer amizades e se divertir jogando uma das modalidades esportivas que ele mais gosta, o tênis de mesa.

O analista de sistemas, Ademir Buss, fez questão de levar a filha Luiza, de 4 anos, para o festival. Ele conta que ela nasceu com má formação genética e utiliza prótese nas duas pernas. “Para a Luiza é muito importante estar envolvida não só no esporte, mas com outras crianças que têm a mesma dificuldade que ela. Isso a ajuda a se sentir acolhida na comunidade”, ressalta Ademir.

A estudante, Cassia Ribeiro fez questão de participar do evento pela segunda vez. Ela nasceu com má formação na medula e não anda, mas há um mês começou a praticar o basquete em cadeira de rodas. “Em eventos esportivos como esse, eu pude conhecer pessoas que tem mais limitações que eu. Nesse caso eu sirvo de exemplo para eles, assim como eles servem de exemplo de vida e de superação para mim. É uma troca de experiência maravilhosa”, explica a estudante.

Esse foi o décimo título de Joinvile na Olimpíada Estudantil Catarinense
Esse foi o décimo título de Joinvile na Olimpíada Estudantil Catarinense
(Foto: )

Joinville é campeão da 19ª Olimpíada Estudantil Catarinense

Joinville confirmou os bons resultados e conquistou o título de campeão da 19ª Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). O evento terminou no fim de semana em Videira. A delegação de Joinville liderou praticamente todas as competições deste ano. A delegação joinvilense foi composta por 290 pessoas, entre atletas, técnicos e demais componentes. A Olesc envolveu atletas com idade entre 8 e 17 anos. Esse foi o décimo título do município na Olesc.

Entre os destaques, as vitórias nas modalidades de atletismo masculino e feminino, karatê masculino e feminino, natação feminina e basquete feminino, além das terceiras colocações no ciclismo, ginástica rítmica e na natação masculina. Também acontecem disputas nas modalidades de futsal, handebol, judô, tênis, tênis de mesa, basquete, voleibol e xadrez.

Deixe seu comentário:

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra Oliveira

Lisandra mostra os bons exemplos de Joinville e região. As pessoas que se dedicam a melhorar o local onde vivem, que inspiram com ações que fazem a diferença na nossa comunidade.

lisandra.oliveira@somosnsc.com.br

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade