Cinco horas da madrugada. Esse foi o horário em que começaram a chegar os idosos interessados em fazer uma ou mais oficinas oferecidas, a partir desta segunda até o dia 13, pelo Centro de Convivência do Idoso. São 22 oficinas, entre atividade física, manual e mental que fazem diferença na vida dos participantes.

Continua depois da publicidade

A costureira aposentada Inocência Olívia do Nascimento, 79 anos, é prova disso. Depois de sofrer três AVCs em apenas um ano e meio, começou a participar das oficinas por incentivo da filha. Não ficou mais doente e está muito mais feliz. “O que faz diferença aqui, minha filha, é a amizade que a gente compartilha, uma querendo ajudar a outra. Me inscrevi na oficina de tapeçaria, pilates e memória, mas no fundo o que busco aqui é a convivência com os amigos”, confessa dona Inocência, que chegou às 5h30 no Parque Municipal de Eventos.

Mais cedo ainda que dona Inocência, Iracema Müller, 60 anos, já estava a postos. Às 5 horas da madrugada. Ela chegou cedo para garantir vaga nas oficinas de práticas corporais, ginástica especial e dança de salão. Assim como Inocência e Iracema, centenas de idosos compareceram no Pavilhão C do Parque de Eventos no primeiro horário para garantir uma vaga nas oficinas. A secretária de Assistência Social, Maria Santin Camello, acredita que o trabalho realizado pelo Centro de Convivência reflete diretamente em menos idosos com problemas de saúde e, consequentemente, em menos gastos com internação de idosos em hospitais. “Temos um espaço aqui que oferece lazer aos idosos. Trabalhamos a saúde física e mental deles. E isso é muito importante”, ressalta a secretária.

Dona Iracema chegou às 5 horas da madrugada para garantir vaga nas oficinas
Dona Iracema chegou às 5 horas da madrugada para garantir vaga nas oficinas (Foto: Eduardo Montecino/PMJS)

As inscrições seguem até o dia 13 de fevereiro ou até as vagas terminarem. Para a Colônia de Férias dos Idosos – que acontecerá nos dias 18 e 20 de fevereiro no Parque Malwee – não há limite de vagas, mas há necessidade de fazer as inscrições até o dia 13 de fevereiro no Centro de Convivência. Haverá ônibus gratuito para os participantes, com saída de pontos estratégicos da cidade. Mais informações pelo telefone 3370-7562 ou 3372-3116.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total