Começa neste sábado (1º) a abertura do prazo para as inscrições dos grupos e entidades que desejam participar do desfile comemorativo do aniversário de Joinville, no dia 9 de março. Eles poderão se inscrever pelo site da Prefeitura de Joinville. As inscrições são gratuitas e permanecerão abertas até o dia 25 de fevereiro.

Continua depois da publicidade

Podem participar do desfile comemorativo, entidades constituídas (clubes, associações, sociedades, grupos organizados e centros de tradições) sem fins lucrativos. Escolas municipais e estaduais já fazem parte da organização do evento. Já as escolas particulares, precisam fazer a inscrição.

No desfile, cada grupo poderá participar com no máximo 50 pessoas (desfile a pé). Em relação ao uso de veículos, serão permitidos a cada entidade no máximo 15 carros, 20 motos ou 50 bicicletas.

Não é permitida a participação de animais (exceto das forças de segurança), carros de som e trios elétricos, fogos de artifício e artefatos pirotécnicos, bem como o desfile de caminhões com mais de três toneladas (exceto os das forças de segurança).

Após as inscrições, os responsáveis pelos grupos receberão as orientações para o dia do desfile, que acontecerá a partir das 17 horas, na avenida Beira Rio, entre as ruas Itaiópolis e Max Colin.

Continua depois da publicidade

Programação do aniversário de Joinville

Os eventos alusivos aos 169 anos de Joinville, celebrados em 9 de março, terão início na primeira semana do mês de aniversário da cidade. A abertura da programação será no dia 2 de março (segunda-feira), às 8 horas, com a solenidade de hasteamento das bandeiras, em frente ao prédio da Prefeitura de Joinville. O evento terá a participação da Banda do 62o Batalhão de Infantaria, autoridades, forças de segurança e alunos de escolas da rede municipal.

No dia 3 de março (terça-feira), às 20 horas, no Centreventos Cau Hansen, alunos e professores da Casa da Cultura de Joinville apresentam o espetáculo “Mostra de Cultura – Dança, música, teatro e arte plástica em espetáculo". A entrada será gratuita. Outro tradicional evento da programação de aniversário da cidade, a cerimônia de outorga da Medalha Dona Francisca, será realizado no dia 5 de março (quinta-feira), às 19 horas, no Teatro Juarez Machado.

No dia 8 de março (domingo), o público terá opções de lazer e atividade física, com o retorno do programa da Secretaria de Esportes (SESPORTE), “Joinville em Movimento”, na Rua do Lazer. Na mesma ocasião, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) estará presente com atividades e atrações especiais voltadas ao público feminino.

Também no domingo, será realizada a primeira edição da Feira do Príncipe deste ano, das 10h às 16h. No dia 9 de março (segunda-feira), data do aniversário da cidade, as comemorações iniciam às 9 horas, com a Homenagem ao Imigrante, no Cemitério do Imigrante.

Continua depois da publicidade

E à tarde, a partir das 17 horas, acontece o desfile comemorativo do aniversário de Joinville, tradicionalmente realizado na avenida Beira Rio. Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Joinville vai realizar uma série de ações alusivas ao aniversário da cidade, incluindo a entrega de obras pública e apresentação de eventos culturais.

Destaques do NSC Total