publicidade

Navegue por
Loetz

Economia

Cai o número de inadimplentes em Joinville

Compartilhe

Por Loetz
22/02/2019 - 07h00 - Atualizada em: 22/02/2019 - 07h00
Cartões de crédito
(Foto: )

Um relevante sinal de melhora da situação financeira das famílias joinvilenses vem das estatísticas de inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito apurados pela Câmara de Dirigentes Lojistas.

Nos 12 meses de 2018, o número de cancelamentos de CPFs inadimplentes foi maior do que o total de registros de maus pagadores. Houve 41.244 cancelamentos. Isso significa a possibilidade do direito dos consumidores em voltar afazer compras a prazo no comércio. Em contrapartida foram anotados 38.704 CPFs negativados nos 12 meses do ano passado. Em janeiro de 2019 o SPC registrou 2.552 inadimplentes e 4.308 cancelamentos. 

Navios de guerra 

navios
(Foto: )

O secretário de Articulação Internacional de Santa Catarina, Derian Campos, esteve com o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (foto). Um dos assuntos em pauta foi o andamento do processo para licitação de quatro navios de guerra pelo Ministério da Marinha. Caso a empresa alemã Lürssen vença, a proposta é produzir os navios em Itajaí, com  investimento de R$ 9 bilhões nos próximos dez anos e estimativa de geração de 2 mil empregos.

Incorporou

Para fortalecer a sua atuação no segmento de logística, a Senior incorpora o sistema de TMS da Opentech. Com a compra, a companhia passa a gerir a carteira de clientes de TMS da empresa de Joinville. A Senior tem uma trajetória de três décadas de sucesso. A Opentech foca a atuação nas demais linhas de negócio de gerenciamento de risco e gestão logística e om mais de 3 mil clientes em todo o país monitora mensalmente mais de 300 mil viagens no Brasil e países do Mercosul.

ICMS 

Atendendo os interesses da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc), o governo do Estado encaminhará, na próxima semana, o projeto de lei à Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para isenção de ICMS de micro e minigeradores de energia distribuída até o limite de 1 megawatt de potência instalada. A medida, que inclui a geração solar, hídrica, eólica e biomassa enriquecida com gás natural.

Robôs

Feira robótica
(Foto: )

Robôs de diferentes tipos e tamanhos desembarcam no Rio de Janeiro para competição de robótica, que ocorre de 15 a 17 de março. Mil e duzentos alunos de escolas públicas e particulares vão colocar, na prática, o aprendizado em ciências, matemática, física e outras disciplinas ligadas à tecnologia. 58 são de Santa Catarina. 

No torneio First Lego League (robótica com Lego), SC vai disputar com seis equipes vindas de Joinville, Brusque, Blumenau, Concórdia, Timbó e Tubarão. Os estudantes terão de identificar e propor uma solução inovadora para um problema físico ou social enfrentado durante as viagens de exploração espacial.

Estatísticas

O IBGE divulga, nesta sexta-feira, os resultados do quarto trimestre de 2018 da PNAD contínua, entre eles informações sobre o mercado de trabalho de todo o país.

Remédio

A indústria farmacêutica quer que o governo permita "flexibilizar" regras que regem os reajustes de preços de medicamentos

Deixe seu comentário:

Cláudio Loetz

Loetz

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação