nsc
nsc

Negociação

Carrefour compra grupo BIG e vai avançar em Santa Catarina

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
24/03/2021 - 16h10 - Atualizada em: 24/03/2021 - 16h21
foto montagem mostra fachada dos supermercados de ambas as marcas
Carrefour anunciou compra da rede BIG (Foto: Reprodução)

O grupo Carrefour Brasil comprou o grupo BIG Brasil. O BIG possui 387 lojas, 41 mil funcionários e presença em 19 estados brasileiros, inclusive em Joinville e outras cidades de Santa Catarina. A aquisição expandirá a presença do Carrefour em regiões onde tem penetração limitada, como o Sul do país.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A aquisição permite que o Carrefour amplie seus formatos tradicionais (principalmente atacado e hipermercados). A transação também vai reforçar a presença do Carrefour em formatos nos quais tem presença mais limitada, em particular os supermercados (99 lojas Bompreço e Nacional) e soft discount (97 lojas Todo Dia).

> Quem são os cinco líderes de empresas de SC no ranking de 100 executivos com maior reputação no Brasil

Também atuará em um novo segmento de mercado com o formato Sam's Club, através de um contrato de licenciamento com o Walmart Inc.. Este modelo de negócios único, premium e altamente rentável, voltado para o segmento B2C, é baseado em um sistema de associados, com mais de 2 milhões de membros, e tem um forte foco em produtos de marca própria.

Em Joinville, uma das lojas BIG está em reforma, justamente para abrigar uma unidade Sam´s, formato inédito na cidade. A combinação de tipos de negócios criará um grupo com vendas brutas de R$ 100 bilhões e aproximadamente 137 mil funcionários atuando em todos os formatos.

O grupo BIG detém o ativo imobiliário de 181 lojas (47% do total) e 38 propriedades adicionais, totalizando aproximadamente R$ 7 bilhões de valor imobiliário, de acordo com uma análise independente. O Carrefour Brasil, atualmente, atende mais de 45 milhões de clientes, e ampliará a sua base de clientes com a adição de mais de 15 milhões de clientes do grupo BIG.

O Carrefour vai converter as unidades Maxxi para a bandeira Atacadão. A companhia também espera converter parte das lojas BIG e BIG Bompreço para as bandeiras Atacadão ou Sam’s Club. As demais lojas serão convertidas para a bandeira de hipermercado Carrefour. O Carrefour Brasil identificou potencial de sinergia significativo desde o primeiro ano, aumentando gradualmente para representar uma contribuição adicional líquida ao EBITDA de R$ 1,7 bilhão anualmente, três anos após a conclusão da operação.

A transação permanece sujeita à aprovação pelo órgão regulador (Conselho Administrativo de Defesa Econômica - CADE), à aprovação dos acionistas do grupo Carrefour Brasil, bem como a outras condições habituais de fechamento. A conclusão da transação está prevista para 2022.

O Carrefour Brasil opera 489 lojas, incluindo 100 hipermercados com a bandeira Carrefour, 53 supermercados com as bandeiras Carrefour Bairro e Market, 130 lojas de proximidade com a bandeira Carrefour Express, 206 lojas Cash & Carry com a bandeira Atacadão e 125 farmácias e 77 postos de gasolina. Em 2020 gerou vendas brutas de R$ 74,7 bilhões e EBITDA ajustado de R$ 5,6 bilhões.

> Pela primeira vez, Joinville tem 300 pacientes internados por causa da Covid-19

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas