Maior fabricante de fixadores da América Latina, a Ciser, de Joinville, pretende crescer mais de 20% e expandir o quadro de funcionários em 16% em 2021. No ano passado, em plena pandemia, contratou 565 trabalhadores. De janeiro deste ano, até agora, foram quase 170 contratações a mais.

Continua depois da publicidade

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Os objetivos principais para o ano são aumentar ações para fortalecimento da marca, realizar investimentos em inovação, ampliar a base de clientes e de produtos, elevar a eficiência em gestão de pessoas e expandir internacionalmente, na Ásia-Pacífico e no continente americano. Os principais lançamentos se concentram em produtos que completam as linhas de químicos e de fixadores.

A Ciser mais do que dobra, neste ano, o investimento previsto para o projeto de implantação da Indústria 4.0, quando comparamos ao investido em 2020.

> Estado disponibilizou mais de R$ 160 milhões em recursos a empresas do Norte de SC na pandemia

Continua depois da publicidade

A chamada ‘jornada da manufatura 4.0’, desdobrado a partir do planejamento estratégico, tem horizonte até 2024. Nele, estão apresentadas as principais dores, oportunidades e tecnologias habilitadoras aplicáveis”, diz Rafael König, gerente de manufatura da Ciser.

Há vários projetos em curso: a replicação do M.E.S. (manufacturing execution system) para maior confiabilidade e rastreabilidade no processo; a aplicação de big data e analytics para o tratamento da grande quantidade de dados gerados, transformando-os em informações; a capacitação de novos funcionários pela via da realidade aumentada; e o sensoriamento dos equipamentos com o objetivo de predizer possíveis falhas de operação.

> Comércio de SC tem queda de 50 mil inadimplentes nos últimos seis meses

A Ciser tem capacidade produtiva de 6,6 mil toneladas/mês e portfólio de 27 mil produtos divididos em 500 linhas, para atender clientes em mais de 20 países. Mais de 1.600 trabalhadores estão divididos entre as unidades de Araquari e Sarzedo (Minas Gerais). As instalações se completam com o centro de distribuição e o centro administrativo, situados em Joinville.

A companhia foi fundada há 61 anos. Ao longo de seis décadas de investimentos, aquisições e ampliação dos segmentos em que atua, a Ciser se tornou uma das maiores empresas de Santa Catarina. Seus produtos cobrem diversos segmentos, como agronegócio, energia solar, moveleiro, metal mecânico, construção civil, estruturas metálicas, automotivo, linhas branca e marrom, petróleo e gás, eletrônica e varejo da construção civil.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total