nsc
    nsc

    Atuação em conjunto

    Estado, prefeitura e Acij se unem para viabilizar obras de infraestrutura em Joinville

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    18/08/2020 - 09h36
    Rua Dona Francisca é usada pelas empresas do Distrito Industrial para escoamento de produção
    Rua Dona Francisca é usada pelas empresas do Distrito Industrial para escoamento de produção (Foto: Salmo Duarte, Arquivo AN)

    Em reunião realizada nesta segunda-feira (17), representantes da Acij, da Prefeitura de Joinville e do Governo do Estado avançaram nas conversas para viabilizar o eixo de desenvolvimento Norte. O projeto estruturante abrange a duplicação já em andamento das avenidas Hans Dieter Schmidt e Edgar Meister, além da necessidade de duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca, da abertura da Almirante Jaceguay, da Edmundo Doubrawa e do Eixo K.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Pela Acij, participaram o presidente Marco Antonio Corsini, os vice-presidentes Marcelo Hack e Fernando Schneider e o diretor executivo Marcos Krelling. Pelo Estado, participaram os secretários da Fazenda, Paulo Eli; da Infraestrutura, Thiago Vieira; e do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, e seu adjunto, Ricardo Stodieck. Pelo município o prefeito Udo Döhler; o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento, Rafael Bendo; o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caio Pires do Amaral; e a presidente da Companhia Águas de Joinville, Luana Siewert Pretto.

    > Entidades empresariais de Joinville lançam campanha de combate ao coronavírus

    Elevado no Eixo Industrial e outros encaminhamentos

    O encontro resultou em três encaminhamentos importantes. O primeiro é o alinhamento da necessidade de substituir o conjunto de semáforos previsto no cruzamento do eixo Hans Dieter Schmidt com Dona Francisca por um elevado. A Acij vai trabalhar para viabilizar em 90 dias o projeto para ser entregue ao governo. Após o estudo do projeto, o Estado vai incluir o valor da obra no orçamento de 2021 para que o elevado seja entregue junto com a duplicação.

    O segundo tema da reunião tratou da atualização do projeto de 2014 da duplicação do trecho urbano da rua Dona Francisca. O valor do projeto já está sendo incluído no orçamento de 2021 por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Fernando Krelling. O terceiro encaminhamento é a criação de convênios para que a Prefeitura execute, com recursos do Estado, as demais obras estruturantes do eixo de desenvolvimento norte de Joinville. A próxima reunião de trabalho está prevista para no dia 31 de agosto.

    > Sindicato das escolas particulares de SC critica autoridades: "dão mau exemplo no combate à pandemia"

    Marco Antonio Corsini entrega documento ao secretario de Infraestrutura do Estado
    Marco Antonio Corsini entrega documento ao secretario de Infraestrutura do Estado
    (Foto: )

    Importância do encontro

    As falas dos participantes do encontro dão bem a ideia da importância. De Marco Antônio Corsini, presidente da Acij:

    - O eixo de desenvolvimento norte vai gerar novos investimentos e empregos, A Acij está sempre à disposição para atuar em parceria com o poder público.

    O CEO do Perini Business Park, Marcelo Hack, lembrou da relevância de se ter melhores acessos à cidade:

    - Joinville tem vários acessos, mas nenhum que faça jus à cidade. A Almirante Jaceguay tem potencial para ser esta alternativa com custo muito em conta.

    Ao tempo em que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado aplaude a iniciativa que une esforços privados e públicos, o secretário de Infraestrutura do governo do Estado, Thiago Vieira, foi ao ponto central da questão:

    - Estamos concluindo vários investimentos em infraestrutura neste ano, o que nos credencia a buscar novos recursos para  2021. A hora de apresentar bons projetos é agora.

    A presença do secretário da Fazenda do Estado, Paulo Eli, indica a relevância da conversa. "Dono" do cofre, explicou:

    - Pensamos 15 anos à frente na hora de definir obras estruturantes em que aplicamos o dinheiro público. Os investimentos solicitados são viáveis.

    E o prefeito Udo Dohler destacou que o eixo de desenvolvimento norte é um conjunto de obras indispensáveis para o futuro de Joinville:

    - Vamos continuar trabalhando juntos para viabilizá-la.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas