nsc
    nsc

    Economia

    Joinville é a 30ª cidade brasileira com maior procura por compra de apartamentos 

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    03/10/2019 - 20h00
    (Foto: Salmo Duarte / A Notícia)

    O portal de imóveis ZAP listou as cem cidades brasileiras com maior procura por compra de apartamento. Joinville aparece na 30ª colocação, atrás de Florianópolis, em 15º lugar; e de Balneário Camboriú, na 27ª posição.

    O ranking é liderado pelo Rio de Janeiro. De Santa Catarina há, ainda, sete outros municípios na relação.

    Outra informação relacionada ao mercado imobiliário local vem da Secretaria de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura. Técnicos da pasta estão analisando a possibilidade de alterar as regras urbanísticas que impõem às construtoras a obrigatoriedade de dispor uma vaga de garagem para cada apartamento a ser construído na cidade. O argumento para retirar esse item da legislação é a transformação comportamental da sociedade.

    Os jovens, dizem os técnicos, vão preferir chamar aplicativo de transporte ou andar de bicicleta para se deslocar. E o carro perderá a preferência.

    Mais investimentos

    Mais quatro empresas foram habilitadas a se beneficiar do Programa de Desenvolvimento da Empresa Catarinense, o Prodec. Os projetos vão significar investimentos de R$ 189 milhões. Duas delas são do Norte-Nordeste catarinense: a Malhas Menegotti, de Jaraguá do Sul, e a Brahen Comércio de Polímeros, de Campo Alegre. As duas vão aplicar R$ 101 milhões e criar 169 empregos.

    Em estudos

    O governo federal estuda a criação de um regime drawback de serviços para permitir a importação ou a aquisição doméstica de serviços que serão utilizados como insumos na cadeia produtiva de bens a serem exportados.

    Mais rapidez

    A implementação do portal único de comércio exterior reduziu o tempo médio para exportar de 13 para 7 dias. A informação é do subsecretário de operações de comércio exterior do Ministério da Economia, Renato Agostinho da Silva, em fala na Fiesc. O novo processo diminuiu em 85% o número de documentos necessários para fazer a exportação e em 60% o número de informações demandadas pelo governo.

    Segunda fase

    Começaram as obras de preparação do terreno para a construção do segundo prédio do Ágora Tech Park, no Perini Business Park. A inauguração da nova unidade está prevista para acontecer em julho de 2020, ampliando o leque de empresas ancoradas nos espaços para promover inovação. 

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas