nsc
    nsc

    Pandemia

    Joinville teve 1,2 mil profissionais da saúde afastados por causa do coronavírus

    Compartilhe

    Loetz
    Por Loetz
    23/12/2020 - 09h13
    1,2 mil profissionais da saúde já foram afastados do trabalho desde o início da pandemia em Joinville
    1,2 mil profissionais da saúde já foram afastados do trabalho desde o início da pandemia em Joinville (Foto: Diorgenes Pandini, Arquivo NSC Total)

    Joinville já teve 1,2 mil profissionais da área da saúde afastados - ou que estão em afastamento - de suas funções por causa da contaminação pelo novo coronavírus. Em julho, eram 1 mil os afastados em razão da doença. Os números são do presidente do sindicato dos trabalhadores na saúde de Joinville, Lorival Pisetta.

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

    A Covid-19 atinge em cheio, principalmente aqueles que têm contato diário e próximo a doentes, como é o caso dos trabalhadores em hospitais. Estes locais, por si só, já são ambientes suscetíveis a contágios e infecções. Assim, não surpreende a inquietante informação de Pisetta.

    A categoria tem aproximadamente 8 mil trabalhadores, entre enfermeiros, técnicos em enfermagem, auxiliares de saúde bucal, entre outros. Significa dizer que 15% do total de funcionários dos diferentes estabelecimentos de saúde já foram infectados pela doença.

    > Hospedado em SC, Bolsonaro diz que não vai tomar a vacina contra o coronavírus

    Já se observa falta de empregados, principalmente na enfermagem. Com menos gente no dia-a-dia, aqueles que continuam no trabalho tem folgas canceladas, férias parceladas.

    A atuação do sindicato abrange 11 municípios da região Norte do Estado. Os relatos de empregados exaustos, com serviço acumulado e atuando sob pressão máxima se sucedem a cada dia.

    Enquanto isso, o governo do Estado autoriza, permite o funcionamento de atividades não essenciais, como se nada estivesse acontecendo. Um escárnio a provocar efeitos.

    Leia mais

    > Joinville terá 70% da cidade sem abastecimento de água na segunda-feira

    > Transição em Joinville: Adriano monta plano para os primeiros 100 dias

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas