nsc
nsc

Mobilidade

Prefeitura de Joinville vai fazer licitação do transporte público

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
07/02/2021 - 06h00
Ônibus na avenida JK, em Joinville
Ônibus na avenida JK, em Joinville (Foto: Maykon Lammerhirt / arquivo NSC)

Em entrevista exclusiva, o secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Econômico de Joinville, Marcel Virmond Vieira, fala sobre prioridades de ação e explica como vai agir à frente da Pasta. Anuncia a intenção de fazer a licitação do transporte público, quer repaginar a área central da cidade e avisa que a prefeitura não dará incentivos fiscais a empresas que vierem se instalar em Joinville.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Depois de um mês à frente da Pasta, quais são as suas prioridades de ação?

Marcel Virmond Vieira -  A desburocratização dos serviços é prioridade. Já formamos comitê que está avaliando procedimentos internos para diminuir a burocracia. O grande desafio é cultural. Queremos inverter a lógica da tutela, e dar mais autonomia aos servidores.

Joinville tem o velho programa Pro-Empresa, como instrumento de apoio à vinda de novos negócios para a cidade. Na gestão passada se tentou estruturar um novo modelo, mas não chegou a ser aprovado. O que pensa sobre incentivos a empresas?

Marcel - O partido NOVO não trabalha com a ideia de concessão de incentivos fiscais. Queremos dar novo significado à região do Centro. O comércio, no Centro, precisa de mudança de estilo. A região central precisa agregar lazer, atividades culturais e moradia. Já houve vários planos: Joinville 30; distrito criativo. As propostas são claras, mas não temos receitas prontas.

> "Não vamos trabalhar contra o automóvel", diz novo secretário de planejamento urbano de Joinville

Recentemente, se falou muito em inovação, startups, tecnologia.

Marcel - A proposta ignorava a indústria tradicional. Achamos que a indústria tradicional é relevante, inclusive na interligação com startups. Importante é fazer a conexão entre a demanda de Joinville consolidada com as nascentes startups.

Joinville é a mais rica e populosa cidade catarinense. A terceira em PIB do Sul do país. Mas, do ponto de vista de marketing, Joinville pouco parece. O que acontece?

Marcel - Joinville não sabe se mostrar. Joinville quer recuperar o protagonismo, até mesmo na atratividade de talentos. Temos de resgatar uma cidade melhor para se viver.

O trânsito na cidade é um problema. Congestionamentos são frequentes...

Marcel - As ruas principais são do tempo da Colônia Dona Francisca. Joinville, hoje, tem mais de 400 mil veículos. Ao longo deste mandato vão ser construídas pontes, que vão ajudar a desafogar o trânsito. Serão ações mitigadoras, que darão mais fluidez e segurança maior. Serão centenas de milhões de reais a serem investidos. Não teremos túnel, nem uma nova avenida Beira Rio.

A solução é o transporte público?

Marcel - A solução seria o transporte público. O problema é que as pessoas não querem andar de ônibus.

A prefeitura vai fazer a licitação do transporte público?

Marcel - Sim. Daqui a dois anos vamos fazer a licitação de transporte público. É missão dada pelo prefeito Adriano Silva.  A visão do prefeito é que se deve reconfigurar o modelo de transporte público em Joinville. Mas, isso não significa colocar metrô, nem trem elétrico sobre o rio Cachoeira. O crescimento dos bairros se deu por meio de loteamentos ao longo de ruas principais e antigas.

Solução, mesmo, é difícil.

Marcel - Não tem milagre. A cidade já existe. Vamos usar toda a tecnologia disponível para reconfigurar o transporte. Claramente, o modelo atual está se extinguindo.

Em quanto tempo planeja lançar a licitação?

Marcel - Um ano e meio para se fazer a modelagem e mais um ano para abrir a licitação. Então, daqui a dois anos e meio,  porque aí termina o prazo, já prorrogado, das atuais concessões.

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas