São Francisco do Sul vai ganhar o empreendimento Píer 30, um condomínio industrial e empresarial a ser construído na região do Distrito Industrial, no Morro Grande, vizinho da ArcelorMittal Vega. O empreendimento já está licenciado ambientalmente e também incorporado. Em sua primeira fase (foto), terá 500 mil m², com foco em empresas do segmento retroportuário e de logística. O condomínio já está com 70% do espaço terraplenado. O investimento soma R$ 80 milhões – 55% deles já realizados com recursos próprios. A conclusão dessa fase inicial está prevista para dezembro de 2020. As obras estão a cargo da Freedom Terraplenagem, de Blumenau. 

Continua depois da publicidade

O empreendedor Joel Schmidt, diretor da Rafaella Empreiteira e Incorporadora, explica:

– O local escolhido era uma antiga fazenda de 2,2 milhões de m², destinada à pecuária alternativa silvestre, com criação de búfalos, javalis e cabritos. Com o empreendimento em funcionamento, poderão surgir 2 mil empregos, quando as empresas já estiverem instaladas e em operação.

 

Três etapas

Continua depois da publicidade

O plano de negócios prevê a possibilidade de receber indústrias – principalmente as que atuam com insumos recebidos e voltados à importação e à exportação –, empresas de logística e de segmentos de transformação e prestadores de serviços. 

O Píer 30 está estruturado para ter três etapas: as fases 2 e 3 vão ter 700 mil m² cada uma e deverão ser implementadas após a conclusão das obras do contorno urbano da duplicação da BR-280.

 

Avenida das Indústria

O Píer 30 é dividido em quadras, com lotes que variam de 7 mil m² a 25 mil m², e com 1.500 metros de avenidas duplicadas, áreas de lazer, portarias e paisagismo. A Avenida das Indústrias, futuro eixo de mobilidade urbana, fará a ligação entre o empreendimento e o atual polo logístico do município.

A gestão e comercialização do condomínio estão sob a responsabilidade da Central de Negócios Integrados (CNI). A empresa está credenciando imobiliárias para vendas. 

Continua depois da publicidade

 

O histórico

Em 2006, com a definição do traçado da duplicação da BR-280 (contorno urbano), começou a se desenhar a oportunidade de se criar o empreendimento. Sete anos depois, com o empreendimento em conformidade com a legislação, foi possível dar início ao projeto. Em 2016, a área de 500 mil m² obteve o licenciamento ambiental. Foram concedidos licenças prévia e de instalação, autorização de corte e o alvará de terraplenagem. 

O empreendimento obteve a aprovação do projeto pela prefeitura de São Francisco do Sul no ano seguinte, e em julho de 2018 o Píer 30 conseguiu a incorporação junto ao cartório de registro de imóveis, o que possibilita iniciar a comercialização. 

 

Leia também:

Centros de educação infantil de Joinville terão 3,5 mil vagas em 2019