nsc
nsc

Política e mercado

Supermercadistas querem Bolsonaro presidente do Brasil

Compartilhe

Loetz
Por Loetz
20/06/2018 - 01h25 - Atualizada em: 20/06/2018 - 01h22
(Marco Favero, Diário Catarinense)

Os supermercadistas e fornecedores da cadeia produtiva estão otimistas com seus negócios para os próximos 12 meses. Oitenta e seis por cento deles disseram que sua empresa estará melhor do que hoje, ao responder a questionamento feito pelo pelo economista e editor da revista "IstoÉ Dinheiro", Luiz Artur Nogueira (foto), na palestra de abertura da Exposuper em Joinville, na segunda-feira à noite.

A interatividade resultou, ainda, em outros resultados curiosos e mostraram o que pensam os empresários sobre variados temas. Assim, a utilização do mecanismo eletrônico permitiu saber como pensam os executivos do setor de supermercados e conexos.

As conclusões apontam para clara preferência dos empresários do varejo por um nome de direita do espectro político: Jair Bolsonaro. Algo que, no dizer do palestrante, tem sido cada vez mais comum no meio empresarial em diferentes regiões do País. O resultado a esta questão comprova, ainda, a grande divisão do chamado centro-direita.

 

Um em cada sete

Outro dado relevante e surpreendente, considerando-se o perfil do público que respondeu à enquete, é o fato de que um em cada sete (14%) acredita que Lula será candidato nas urnas de outubro, mesmo já tendo sido condenado em segunda instância pela Justiça, configurando estar com ficha suja do ponto de vista da legislação eleitoral.

E os mesmos 14% desejam a renúncia do presidente Temer. Empresários petistas? Talvez. A compreensão de que a crise vivida pelo Brasil tem caráter eminentemente político está explicitada na resposta à questão número 3. Claro que, em uma outra pergunta, coerentemente, os empresários citaram a simplificação tributária também como relevante para melhorar o ambiente da atividade econômica.

 

Infiltrado

A surpresa maior ficou por conta de que pelo menos quatro pessoas da plateia optaram por aumento de impostos como ação prioritária. 

– Deve ser alguém da Receita Federal – brincou o palestrante.

Noutra questão, e mesmo sendo o presidente norte-americano um nome comprometido com o protecionismo extremo dos produtos fabricados lá, os líderes catarinenses do varejo cravaram fortemente em Donald Trump como melhor alternativa para dirigir o Brasil na (apenas) hipotética possibilidade de um estrangeiro poder governar o nosso país. 

 

Perguntas e respostas

Veja as respostas dadas por mais de 400 presentes ao evento na Expoville:

1. Se entre os candidatos a presidente da República do Brasil houvesse um político de fora do País, em quem votaria? (Em meio a Cristina Kirchner, Vladimir Putin, Kim Jong-un, dois nomes se destacaram, em polos diversos.)

Donald Trump: 76% Nicolas Maduro: 1,6%

 

2. Lula vai disputar a eleição de outubro para presidente da República? 

Sim: 16,4% Não: 83,6%

3. Se você tivesse a caneta na mão para adotar uma única decisão, qual seria a prioridade imediata?

Reforma política: 60% Simplificação tributária: 27% Elevação de impostos: 1,2% Outros: 11,8%

4. Considerando a situação atual do país hoje, você acha que:

Temer deve renunciar: 16% Temer deve ficar até o fim do mandato, em 31 de dezembro: 76% Temer deve sofrer impeachment: 1,2% Não sabe: 16,8%

5. Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria para presidente da República?

Jair Bolsonaro: 27% Henrique Meireles: 15% Álvaro Dias: 15% Geraldo Alckmin: 12% João Amoêdo: 11% Marina Silva: 2% Outros: 18%

 

6. Como você acha que sua empresa vai estar daqui a um ano?

Melhor: 86% Igual: 9% Pior: 5%

 

Leia outras publicações de Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Cláudio Loetz

Colunista

Loetz

Claudio Loetz é um dos mais renomados colunistas de economia do Sul do Brasil. Com textos analíticos e informativos, é a principal fonte de informação para os interessados em negócios em Joinville e região.

siga Loetz

Mais colunistas

    Mais colunistas