nsc
    nsc

    Paternidade

    Nenhum pai é fornecedor

    Compartilhe

    Marcos
    Por Marcos Piangers
    06/12/2019 - 13h57 - Atualizada em: 23/01/2020 - 11h01
    Giselle Sauer/Especial

    Pai de menina tem uma aflição boba, aquele medo bobo da filha adolescente chegar em casa com o primeiro namorado. Imaginamos um jovem cheio de espinhas, boné pra trás, camisa larga, cueca aparecendo. Imaginamos aquele rapaz desrespeitoso, como é que ele chega assim na minha casa, pede licença pra entrar moleque. Imaginamos nossas mãos ao redor do pescoço daquele jovem, o susto que ele vai levar quando ameaçarmos jogá-lo pela janela do décimo segundo andar. Imaginamos que nunca mais se meterá com a nossa filha. Imaginamos que nossa filha vai crescer sem se interessar por homem algum, viverá uma vida casta. Essas bobagens que pais imaginam.

    Nossa filha vai namorar. Coloque isso na sua cabeça, pai de menina. Sua filha vai namorar. Fale isso alto, se possível, pra se convencer. Todos juntos: nossas filhas vão namorar. Agora, respire fundo e repita até se acostumar com a ideia. 

    Não há muito a fazer. Nossa parte é dar bom exemplo, ser inspiração pro tipo de homem que nossa filha vai querer. Só podemos desejar que ela venha a ser feliz nos relacionamentos. Que seja bem tratada, com cuidado e carinho (isso depende de vocês, pai de meninos!), que descubram juntos o amor, que seja saudável. 

    De todas as provocações, aquela que mais irrita um pai de menina é ser chamado de "fornecedor". É uma provocação terrível, porque faz parecer que nossa filha não tem a opção de escolher. Faz parecer que mulheres são um objeto de satisfação do prazer do homem. 

    Eu não sou dono da minha filha. Minha esposa não é dona da minha filha. O namorado da minha filha não será seu dono. A dona da minha filha é ela mesma. Quero que ela saiba sempre disso. Pra que se ame, se respeite, imponha limites, descubra saudavelmente o amor, com auto-conhecimento e segurança. Nenhum pai é um fornecedor, pois mulheres não são coisas. Minhas filhas sabem bem disso. E seu filho?

    Leia as últimas notícias do NSC Total

    Conheça o Pai Total, um podcast sobre paternidade

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas