nsc
    nsc

    ABRIGO DE ESPERA DE ÔNIBUS 

    Cuiabá dá um belo exemplo que poderia ser copiado por aqui

    Compartilhe

    Mário
    Por Mário Motta
    09/10/2019 - 05h45 - Atualizada em: 09/10/2019 - 05h41
    Um belo exemplo a ser seguido.
    Construído a partir do reaproveitamento de contêineres. Foto: Gustavo Duarte / Prefeitura de Cuiabá/Divulgação

    A prefeitura de Cuiabá, capital do Mato Grosso, inaugurou recentemente o primeiro abrigo de espera de ônibus construído a partir do reaproveitamento de contêineres. Desenvolvida em um modelo público-privado, as duas empresas cederam a parada à prefeitura em troca da exploração publicitária do espaço. Através de um programa denominado "Adote um abrigo", a prefeitura pretende estender esse modelo para outros 82 espaços de diferentes regiões da cidade, onde exista um grande número de passageiros por dia.

    Para serem transformados em abrigos, os contêineres, que antes seriam descartados, passam por um processo de restauração de suas estruturas, incluindo pintura, plotagem e a instalação de um jardim suspenso com plantas ornamentais, que ajudam no isolamento térmico e deixam ainda a cidade um pouco mais verde. Após reformados, têm garantia de pelo menos mais 15 anos de vida útil.

    Com acessibilidade planejada e conforto, ainda contam com painéis de LED com informações atualizadas dos ônibus que utilizam aquele ponto de parada. Com o prazo mínimo de cinco anos para exploração, é possível que esse período seja prolongado conforme a legalidade dos trâmites institucionais.

    Os portos de Itajaí e Imbituba são pontos de descarte de contêineres e poderiam pensar em seu reaproveitamento. Fica a dica.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas