No momento em que se debate tanto a importância da Amazônia, das matas, dos cuidados com o meio ambiente, tem quem não fique de braços cruzados. Nesse sábado, a comunidade do Morro das Pedras, no sul da Ilha de SC, arregaça as mangas e planta 600 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica em locais públicos. São guabirobas, ipês roxos e amarelos, jerivás, grumixamas e palmito juçara, entre outras. Elas foram doadas pela ambientalista e artista têxtil Nara Guichon.

Continua depois da publicidade

Segundo ela, "este é só o primeiro lote, nosso objetivo é chegarmos ao plantio de 3 mil árvores na região". A ação conta com o apoio da Associação Comunitária do Morro das Pedras e da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi). Todos estão convidados a ajudar no plantio.

Artesã sustentável

Doadora das mudas, Nara é uma artesã fora do comum, uma verdadeira ativista do consumo responsável e da moda sustentável. Em seu ateliê cria peças únicas a partir de materiais reaproveitados, tinturas naturais, algodão e fibras orgânicas. Transparecendo os cuidados ambientais em cada etapa do seu trabalho, Nara produz desde roupas, como xales, vestidos e echarpes; acessórios como bolsas e colares; até artigos para casa como tapetes, mantas e jogos americanos.

Ganhadora do 30° Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, na categoria Têxtil, em 2016, Nara preza muito pela preservação das matérias-primas. "Sei que estou 'remando contra a maré', mas não me interessa, sigo os meus princípios". Realço a doação de Nara, que reflete exatamente como ela construiu sua vida pessoal e profissional. Meus cumprimentos.

Continua depois da publicidade