Você já ouviu falar numa instituição denominada Círculos de Hospitalidade? Como organização sem fins lucrativos, Círculos de Hospitalidade desenvolve e implementa projetos e iniciativas sociais, culturais e educacionais com a intenção de facilitar o processo de integração de refugiados e migrantes à sociedade de acolhida. Seus projetos e iniciativas buscam gerar oportunidades de aprendizado, geração de renda, conexões e transformação social.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Há uma tendência global em tratar e retratar comunidades refugiadas como indesejadas, ameaças e problemas, amplificando assim sofrimento e despindo tais comunidades da sua humanidade e individualidade. Esta narrativa é extremamente danosa pois, além de agravar crises humanitárias, acentua conflito e polaridade.

Nós compreendemos que habitamos um planeta em comum e pertencemos a uma única humanidade. Compreendemos também que há necessidade de transformar nosso olhar e resignificar nosso entendimento sobre refúgio, humanizando as biografias daqueles que são expulsos de seus lares e vidas e buscam por refúgio em terras estranhas. A chamada crise dos refugiados nos convida a sermos mais compassivos e amorosos.

> Painel do coronavírus: veja mapa e gráficos interativos sobre o avanço da pandemia em SC

Continua depois da publicidade

Voluntários dedicam parte de suas vidas para ajudar o próximo.
Voluntários dedicam parte de suas vidas para ajudar o próximo. (Foto: Divulgação)

Compreendendo o que sustenta o Círculos de Hospitalidade, Florianópolis tem um grupo dessa instituição, que acolhe e apoia famílias de refugiados e imigrantes vulneráveis, que, em uma situação de Pandemia como essa do Coronavírus, encontra-se ainda mais desprotegida e sem saber onde buscar apoio.

Qualquer ajuda será muito bem vinda.
Qualquer ajuda será muito bem vinda. (Foto: Circulos de Hospitalidade)

Assim, é que Círculos de Hospitalidade pede sua ajuda. Qualquer doação de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal ou de limpeza e desinfecção para a casa, será muito bem encaminhado para refugiados que escolheram Florianópolis para reiniciar suas vidas.

Qualquer ajuda será muito bem vinda.
Qualquer ajuda será muito bem vinda. (Foto: Divulgação)

O contato para obter informações de como você pode ajudar, pode ser feito por aqui:

Pelo site, pelo e-mail circulosdehospitalidade@gmail.com ou pelo Messenger em m.me/CirculosdeHospitalidade.

Continua depois da publicidade

Se preferir um contato pessoal com os voluntários, a sede da Instituição em Florianópolis funciona na Rua Juan Ganzo Fernandes, 230 – Saco dos Limões.

Hospitalidade

Essencialmente, hospitalidade significa o relacionamento entre anfitrião e convidado. Em tradições antigas, a natureza desse relacionamento era animada com generosidade, amizade e amor, até mesmo para com estranhos. Ao reimaginar e restaurar a cultura da hospitalidade em tempos atuais, podemos expandir o nosso entendimento sobre sociedades de acolhida (anfitrião) e comunidades refugiadas/migrantes (convidados) a fim de incluir qualidades como generosidade, amizade e amor. Em um mundo marcado por hostilidade e xenofobia, a prática da hospitalidade profunda é um passo em direção a um mundo mais inclusivo e consciente.

A visão do Círculos de Hospitalidade compreende hospitalidade profunda como uma forma de ativismo espiritual que encoraja o alinhamento da busca interior por propósito e autoconhecimento com ações transformadoras no mundo.

Destaques do NSC Total