Ou é falta de vocabulário, ou é preguiça: o que mais se faz é rotular os outros de loucos. Por nada. Por tudo. Se for mulher, então, é louca de nascença. Não gostava de brincar de boneca, é louca. Repetiu a quinta série, é louca. Imagine o que ela escutará quando, adulta, tiver coragem para denunciar o patrão por assédio sexual (a louca está querendo chamar a atenção) ou recusar um convite para sair com um banqueiro (a louca está esnobando o ricaço para se valorizar). De loucos e loucas, somos todos acusados, por qualquer drible que a gente dê na obviedade.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Teu amigo, que trabalhava há 25 anos numa empresa que pagava muito bem (e entediava que era um espetáculo), demitiu-se e foi vender prancha de surf na Austrália. Louco. Tua mãe, casada com teu pai há 41 anos, que tinha na sala uma coleção de porta-retratos exibindo a felicidade do casal em festas e viagens, pediu o divórcio por causa de uma paixão repentina por um colega da yôga. Deu o quê na cabeça da criatura?

Tua filha comentou, durante um almoço de domingo, como se nada fosse, que não pretende engravidar, nem hoje nem nunca. Ela está com 37 anos e não vê nenhuma gravidade na decisão. A avó apoia. Duas loucas. Teu ex-namorado resolveu escrever poemas de amor e quer lançar o livro ainda este ano, louco não tem medo de passar vergonha.

Mega da Virada 2022: o que dá para comprar com o prêmio?

Continua depois da publicidade

Tua nora, não bastasse se locomover de bicicleta por toda a cidade, agora se matriculou num curso de paraquedismo, até parece que não tem marido, nem filhos, sempre foi uma caçadora de emoções, inventa essas maluquices só para se fazer de moderna. Teu sobrinho raspou a cabeça. Máquina zero. Era um menino tão bonito.

Tua vizinha foi passar uma temporada num acampamento de trabalhadores sem-terra, a fim de colher informações para a tese de mestrado. Louca e esquerdalha. Tua melhor amiga surtou, colocou para alugar um quarto dentro do próprio apartamento, diz que é para estudantes, precisa reforçar a renda mensal. Que a insana não venha pedir socorro caso hospede um maconheiro.

SC tem mais de 7 mil vagas de emprego abertas; veja em quais cidades

Tua prima desempregada está fazendo delivery de poesia, vai na casa das pessoas para ler trechos de Drummond, Manoel de Barros, Adélia Prado e sei lá mais quem, está anunciando na internet. Sempre foi meio tantã. Teu pai resolveu fazer a primeira tatuagem aos 73 anos. Depois dizem que você é que está perdendo o juízo ao tentar controlar a vida dos outros, mas fazer o quê se parecem todos fora da casinha, não é mesmo?

Leia outras colunas de Martha Medeiros

Ano novo, vida nova. Adeus, preconceitos e covardia. Se as pessoas que fazem coisas extravagantes, inesperadas, corajosas, arriscadas e fora do padrão são todas loucas, só me resta desejar que 2023 seja o ano em que você, nem que seja um pouquinho, também vai pirar.

Continua depois da publicidade

Leia também:

VÍDEO: Pessoas ignoram corpo de caminhoneiro na BR-470 para saquear carga de cerveja

Conheça a história da beata catarinense que pode se tornar a primeira santa de SC

População de SC é a 3ª que mais cresceu no país, segundo IBGE

Destaques do NSC Total