publicidade

Navegue por
Moacir

Nelson Sirotsky

Comunicação: talento e ousadia

Compartilhe

Por Moacir Pereira
12/01/2019 - 05h00 - Atualizada em: 12/01/2019 - 05h00
Lançamento do livro “O Oitavo Dia”
Lançamento do livro “O Oitavo Dia”
(Foto: )

Quando a RBS conquistou o direito de instalar a primeira emissora de televisão em Santa Catarina, veio o anúncio de que todo o projeto ficaria sob a responsabilidade de Nelson Sirotsky, primogênito do fundador do maior grupo de comunicação do Sul do Brasil, o genial e humano empresário Mauricio Sirotsky Sobrinho. A ideia que passou naquele 1978 era de que o dono da rede optara pelo filho para manter o controle da empresa no sonho de expandir sua atuação no Estado.

A leitura do livro “O Oitavo Dia”, recém-lançado, revela fatos e decisões históricas que impactaram a atuação da RBS no Sul e no Brasil. O primeiro deles envolve a inauguração da TV Catarinense, canal 12, em Florianópolis, há 40 anos. Nelson foi o escolhido para a desafiadora missão, com apenas 25 anos, porque já tinha sido testado em suas habilidades e sua paixão pela comunicação desde os 17 anos, quando assinou a carteira como auxiliar de contabilidade da empresa. Antes da preferência paterna, prevalecera a premiação pelo mérito.

Na Rádio Gaúcha, Nelson ousou como poucos em projetos inovadores, enfrentando a liderança da poderosa Rádio Guaíba, e credenciando-se para o grandioso projeto catarinense, que tinha prazos rigorosos, e a superação de incontáveis barreiras. Com a assessoria de Nelson Vacari e outros apoios construiu o prédio no Morro da Cruz, contratou toda a equipe, profissionalizou o jornalismo e a propaganda. A TV Catarinense chegou e assumiu a liderança, até então com a TV Cultura.

O livro relata toda sua vitóriosa trajetória nos 45 anos de total dedicação à empresa. Escrito em parceria com a excelente escritora Letícia Wierzchowski, a obra mescla ficção e realidade, com uma originalidade: ressuscita os personagens mais próximos com depoimentos arrebatadores. Evita a descrição cronológica e provoca um certo suspense num vaivém instigante nos capítulos sobre “A Chave do Cofre”.

Nelson Sirotsky conta tudo. E deixa lições definitivas na rica leitura das 430 páginas sobre relações humanas, comunicação, dramas das corporações. Sobretudo, a força da família na vitoriosa trajetória. Formado em Administração, revelou-se como empresário um talentoso comunicador, como testemunham até hoje seus colaboradores na região Sul e, em especial, da TV Catarinense, nestas quatro décadas.

Excelente leitura para este maravilhoso verão de Santa Catarina.

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação