nsc

publicidade

Moacir

Impasse

“Eles querem desgastar o governo”, diz reitor da UFFS sobre ocupação de estudantes

Compartilhe

Por Moacir Pereira
16/09/2019 - 04h10 - Atualizada em: 16/09/2019 - 07h39
Marcelo Recktenvald fala sobre ocupação de estudantes (Foto: Redes sociais / Reprodução)

No dia 30 de agosto, estudantes invadiram a Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em Chapecó. Impedem o reitor Marcelo Recktenvald e seu vice de exercerem as atividades. Ação de reintegração de posse depende de decisão da Justiça Federal de Chapecó. 

Por que não houve acordo na Justiça na ação de reintegração? 

Temos um descompasso entre o que defendemos e o que os estudantes pretendem. Na audiência de conciliação, os estudantes tiveram uma posição totalmente política. O interlocutor dos estudantes enfatizou que a intenção era causar confusão, “atrapalhar a tua vida”. Querem desgastar o governo. Enquanto eles têm uma agenda política, nós defendemos o princípio de ordem, responsabilidade com os pagadores de impostos, regularização do trabalho, evitar constrangimentos aos servidores. 

Que tipo de constrangimento? 

Eles me impedem de entrar na reitoria, mas os servidores também precisam se identificar perante os estudantes. É uma situação vexatória. 

Qual a origem da invasão da Reitoria da UFFS? 

Acredito que não seja só o questionamento da nomeação. Existe uma pauta maior que pretende atingir o governo federal.

Isto está muito evidente na prática do grupo. Meus apoiadores dizem que há influência externa partidária e ideológica, mas não posso afirmar.  

Sua expectativa para a semana? 

Aguardamos o julgamento da ação de reintegração e espero pacificar o ambiente acadêmico, resolvendo a situação de forma pacífica. Desejo abrir um diálogo com os estudantes, em que possa falar, ser ouvido e ouvir as reivindicações deles. É preciso regular a situação institucional.

Leia outros assuntos da coluna do Moacir Pereira:

(Foto: )

Ausência

Do presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos, Losivânio de Lorenzi, no encerramento da Expo-Concórdia 2019: “O governador precisa olhar mais para o Oeste. Não veio a nenhum evento no Oeste. As licenças ambientais do IMA estão atrasadas um ano e as do meio rural, mais de seis. O produtor faz investimentos e nada. Se o governador aqui viesse e conhecesse a pujança do Oeste, certamente agiria diferente”. O deputado Marcos Vieira participou da premiação dos vencedores em vários concursos, com o prefeito Rogério Pacheco e produtores.

Santur muda

Dois Diretores e um gerente foram demitidos do comando da Santur, empresa que está virando autarquia estadual. Saíram William Gouart Ribeiro (Administração e Finanças) e Ramon Fernandes de Jesus (Promoção do Turismo). Entram Itamar Bezerra de Mello (Administração) e Carlos Eduardo de Sá Oliveira (Promoção). A gerente de Marketing Bianca Vieira vai para a assessoria especial. As causas da mudança não foram divulgadas.

Embargo

Empresário Luciano Hang retornou as redes sociais para nova crítica ao Ministério Público. Na frente da nova megaloja em Balneário Camboriú, a ser inaugurada no dia 28, registrou intimação do promotor público Isaac Belota Sabba Guimarães, proibindo a colocação do piso do estacionamento. Motivo alegado: no sábado era proibido. O serviço tinha todas as licenças.

Açorianos

O Instituto Histórico e Geográfico de SC vai inaugurar dia 18 a Biblioteca dos Açores. Contará com todo seu acervo exclusivo do arquipélago português e dezenas de obras recebida do governo dos Açores. Todo o mobiliário tem valor histórico. Pertenceu ao historiador Oswaldo Rodrigues Cabral e foi totalmente restaurado.

Curtas

Aeroportos

Secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann fala nesta segunda, às 18h30, na Associacão Empresarial de Joinville (Acij), sobre a nova rodada de concessões de aeroportos, que inclui Joinville.

Homenagem

A Assembleia Legislativa promove nesta segunda, às 19h, sessão solene para comemorar os 50 anos de atuação das comunidades terapêuticas de recuperação de dependentes químicos.

Família

Começa nesta segunda-feira (15), às 19h, na OAB-SC, o Encontro Catarinense de Direito da Família, que terá palestras dos professores Fernando Araújo, de Portugal, e Fernando Simão, da USP.

Univali

A Universidade do Vale do Itajaí realizará sessão solene para celebrar os 55 anos de fundação com a outorga do título de Doutor Honoris Causa aos professores Cesar Luiz Pasold, ex-coordenador de Pós-Graduação e professor Arturo San Feliciano, da Universidade de Salamanca. A comemoração será no dia 19, às 19h30min, no Teatro Adelaide Konder, no câmpus de Itajaí.

publicidade