Navegue por

publicidade

Moacir

História

Iphan avalia proposta de tornar Procissão do Senhor dos Passos patrimônio imaterial de SC

Compartilhe

Por Moacir Pereira
10/08/2018 - 03h45 - Atualizada em: 10/08/2018 - 03h43
(Moacir Pereira, DIário Catarinense)

Procissão (Nica Id: - Crádito: Moacir Pereira)

O Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional estará reunido no dia 20 de setembro no Rio de Janeiro. Na pauta, a proposta de declarar patrimônio imaterial de Santa Catarina a tradicional Procissão do Senhor dos Passos, a mais popular e antiga manifestação cultural do Estado. A boa notícia foi dada pela presidente do Iphan, Kátia Bogea (D) na liberação de recursos para a revitalização da Praça da Alfândega, que na foto está com o presidente da Fecomércio, Bruno Bruno Breithaupt (E), com Liliane Nizzola, presidente do Iphan SC, e o prefeito Gean Loureiro.

 

Justiça

O Pleno do Tribunal de Justiça terá hoje sessão extraordinária para apreciar proposta do presidente Rodrigo Collaço sobre redistribuição de processos destinados aos desembargadores afastados. Atualmente, quando o magistrado se licenciava, entrava de férias ou era designado para outra função (presidência ou corregedoria do TRE), continua recebendo os novos recursos protocolados. Quando retornam têm o acervo anterior e os novos processos que, no período do afastamento, ficavam parados. O projeto prevê redistribuição com gratificação de 10% aos novos relatores. Na sessão de hoje, três juízes serão promovidos aos cargos de desembargadores.

 

Restaurações

A superintendente do Iphan em Santa Catarina, Liliane Janine Nizzola, anunciou para setembro a conclusão das obras de restauração da Casa de Victor Meirelles, no centro histórico da Capital. Para o final de agosto ou inicio de setembro, o término da restauração da Igreja São Francisco, no coração da cidade. O Iphan é hoje o grande parceiro para revitalização do centro de Florianópolis.

 

Tesouro

O Instituto Carl Hoepcke possui hoje um dos maiores tesouros históricos, em termos de informações sobre perseguição aos alemães em Santa Catarina e as prisões de Florianópolis e Joinville. Parte do material - 5 mil documentos já digitalizados – está sendo exposta na Biblioteca Pública. Os professores e historiadores Manuel Teixeira e João Klug revelaram um fato que gera interesse nacional e internacinal. A proteção que o governo da Espanha deu aos alemães perseguidos, por meio do cônsul em Porto Alegre e do vice-cônsul em Florianópolis, era fato desconhecido.

 

Preferência

O ex-deputado João Linhares marcou presença na solenidade na Casa de Câmara e Cadeia, quando a presidente do Iphan, Katia Bogea, confirmou R$ 8 milhões para a revitalização da Praça da Alfândega. Advogado que defendeu Luiz Henrique, Dário Berger e Leonel Pavan, Linhares pediu a palavra para afirmar que Gean Loureiro é o melhor prefeito do Brasil. Depois disparou elogiando Dário Berger: “Pena que você não seja candiadto ao governo”. 

 

Novo candidato

O Patriota anunciou ontem que terá candidato próprio ao governo de Santa Catarina. O escolhido foi o pastor evangélico Jessé Pereira, tendo como vice o médico Danny César Gabriel de Oliveira Jumes, de Balneário Camboriú. Uma nova ata foi protocolada no TRE catarinense confirmando os nomes na disputa, que agora conta com nove concorrentes. Nascido em Camboriú, Jessé Pereira tem 38 anos e é acadêmico de Gestão Pública e presbítero da Assembleia de Deus desde 2011. Disputará pela primeira vez uma eleição.

 

Desistências

A região serrana registrou até agora três desistências de candidatos à Assembleia Legislativa do Estado. Além do ex-presidente do Deinfra Wanderlei Agostini, também o empresário Roberto Amaral (PSDB) não concorrerá mais - ele disputou em 2016 a prefeitura de Lages. O deputado Fernando Coruja (Podemos) já havia anunciado a decisão de não participar do pleito de outubro. Ganham espaço o deputado Gabriel Ribeiro (PSD), que vai a reeleição, e o vereador Lucas Neves (PP), o mais votado na cidade em 2016.

 

Leia outras publicações de Moacir Pereira

Deixe seu comentário:

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Moacir Pereira

Principal nome do jornalismo político catarinense, é respeitado pela classe assim como nos campos empresarial e jurídico. A exclusividade de suas notícias se reflete na sua credibilidade.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação