nsc
    nsc

    publicidade

    Política

    Krelling, o MDB e o PSL

    Compartilhe

    Moacir
    Por Moacir Pereira
    22/10/2019 - 04h55 - Atualizada em: 22/10/2019 - 17h28
    O deputado estadual Fernando Krelling (E), o deputado Coronel Armando (C) e o prefeito Udo Döhler (D), no Stammtisch de Joinville: aproximação (Foto: Jaksson Zanco / Divulgação)
    O deputado estadual Fernando Krelling (E), o deputado Coronel Armando (C) e o prefeito Udo Döhler (D), no Stammtisch de Joinville: aproximação (Foto: Jaksson Zanco / Divulgação)

    A eleição do deputado estadual Fernando Krelling para a presidência do diretório do MDB de Joinville fortalece o projeto do prefeito Udo Döhler de transformá-lo no candidato à sucessão no pleito de 2020. Krelling venceu com chapa de consenso, com objetivo de promover a renovação no comando do MDB na maior cidade do Estado.

    Ali, o partido perdeu lideranças de expressão estadual e até nacional. Além do falecimento do ex-senador Luiz Henrique e da derrota do ex-deputado Mauro Mariani, o partido teve canceladas as filiações dos ex-presidentes Cleonir Branco e Tânia Eberhardt, entre outras.

    Oxigenando o projeto da candidatura a prefeito de Krelling, há três fatos políticos:

    1) Quando a bancada do MDB começou a se reunir com o governador Moisés, o líder Luiz Fernando Vampiro disse claramente que os apoios na Assembleia Legislativa exigiriam uma contrapartida, a começar pelo apoio do PSL ao MDB em Joinville;

    2) Na Casa da Agronômica, o prefeito Udo Döhler levou uma pauta de pedidos ao governador Moisés, acompanhado do deputado Fernando Krelling;

    3) No fim de semana em que foi catapultado à presidência do MDB, Krelling teve uma conversa amistosa com o deputado federal Coronel Armando, do PSL, e com o prefeito Udo Döhler. Os três garantem que trataram da eleição municipal, mas a aproximação estadual e local é uma realidade.

    Fernando Krelling foi o vereador mais votado na história de Joinville. No ano passado, na eleição para a Alesc, ficou em segundo lugar no MDB, com 44.352 votos.

    Até 4 de outubro de 2020, contudo, tudo pode acontecer.

    Observatórios

    Procurador da Fazenda Nacional junto ao TCU, Júlio Marcelo de Oliveira estará na próxima segunda-feira, dia 28, em Florianópolis, para fazer palestra no 10º Encontro dos Observatórios Sociais de Santa Catarina. Júlio Oliveira foi responsável pela investigação sobre as contas irregulares do governo Dilma, responsáveis pelo impeachment da ex-presidente da República.

    Mérito

    Senador Esperidião Amin (PP) foi homenageado com o Prêmio Mérito em Administração Peter Drucker 2019 no 24º Congresso Nacional de Administração, em Goiânia. O ex-governador apresentou a palestra “Gestão Pública, indicadores de sustentabilidade”.

    Amin é formado em Administração Pública e tem doutorado em Engenharia do Conhecimento e Gestão pela UFSC.

    Criminalidade

    Espalham-se nas redes sociais depoimentos contundentes de professores, caminhoneiros e lideranças comunitárias contra o Supremo Tribunal Federal. Nunca se viu tantas críticas na história. Um texto destaca: "Enquanto os criminosos assaltam aeroportos, fecham rodovias e fazem bebê de refém, o STF discute como deixar criminosos mais tempo soltos".

    Se derrubar a prisão em segunda instância, o Supremo só estará estimulando o aumento de impunidade.

    Paulo Gil

    Presidente do Iate Clube de Santa Catarina, Ildefonso Witoslawski Junior, confirmou para o dia 6 de novembro, às 19h, o lançamento do livro “Paulo Gil: o mar por testemunha”, da Editora Dois por Quatro. Trata-se de homenagem ao velejador, desportista e visionário empreendedor Paulo Gil Alves, o Bicudo, cujo vigésimo ano de falecimento transcorre dia 29 de outubro. A obra terá o selo da Pedrita, empresa fundada, comandada e modernizada por Paulo Gil.

    Mudanças

    O MDB realizou convenções em 283 dos 295 municípios de Santa Catarina no fim de semana. Cinco já agendaram novas datas. Outras sete dependem de comissões provisórias. Entre os principais municípios, os presidentes eleitos foram Daniel Hostin (Blumenau), Jefferson Duzzioni (Criciúma), Giovane Balen (Chapecó), Wilson Rebelo Junior (Itajaí) e Maria de Fátima Ogliari (Lages).

    Convite

    Marcada para o dia 11 de novembro a assembleia para fundação da Associação de Ex-alunos do Departamento de Engenharia Mecânica (Alumni). Iniciativa do professor Sérgio Gargioni, Chefe do Departamento, que convidou ex-alunos que atuam hoje no exterior.

    Solenidade

    Solenidade militar comemorativa dos 226 anos do Batalhão Fernando Machado e 100 anos do 63º Batalhão de Infantaria será realizada nesta quarta-feira, dia 23, às 16 horas.

    Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

    publicidade

    publicidade

    publicidade

    publicidade