nsc
    nsc

    TRABALHO VOLUNTÁRIO 

    Santina na África

    Compartilhe

    Por Moacir Pereira
    14/03/2020 - 08h00 - Atualizada em: 14/05/2020 - 10h19
    trabalho voluntário
    (Foto: )

    Um exemplar trabalho de voluntariado na África vem sendo executado há cinco anos, sempre durante as férias, por Santina Campagnolo, que há anos atua na Assembleia Legislativa. Ela costuma prestar serviços, fazer doações de brinquedos às crianças, dar aulas às mulheres em Maputo, Nampula, Tef e Angoche, cidades de Moçambique. É um programa pessoal idealizado e cumprido pela serena militar. “Eles ficam muito felizes. Mas a maior felicidade é a minha”.

    Festa na Serra

    O dia 14 de março deverá assinalar festa entre fazendeiros, moradores e empregados na famosa região da Coxilha Rica. Será inaugurada estrada estadual asfaltada com extensão de 23 quilômetros.

    Compromisso

    Um dos principais fatos da histórica audiência pública na Assembleia Legislativa com mais de 1,5 mil agricultores foi a manifestação do secretário da Fazenda. Paulo Eli prometeu defender a renovação do Convênio 100/97 no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que se reunirá em Natal (RN) no dia 3 de abril. A audiência teve outro ineditismo: unanimidade do começo ao fim, nos discursos e documentos entregues contra aumento do ICMS nos defensivos agrícolas.

    Pesquisa

    Deputados do MDB que se posicionaram com antecedência contra o aumento ICMS sobre os insumos agrícolas tiveram dois argumentos fortes. O primeiro, apelos veementes dos agricultores em todos os pontos do Estado. O segundo, o conhecimento de pesquisas de avaliação do governo estadual em 2019. O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) caiu 9% nas consultas quando se posicionou a favor do aumento do ICMS e classificou os defensivos de “venenos”.

    Alianças

    O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), perdeu o apoio costurado com o PSB, com a destituição do presidente Adir Gentil pelo presidente nacional Carlos Siqueira e nomeação de Cláudio Vignati, ex-PT, para o comando dos socialistas. Mas pode estar selando o passaporte para as eleições de 2020 com outro aliado. Está praticamente definida a coligação do PSD com o DEM para apoiar Loureiro.

    Chineses

    A Marinha do Brasil vai lançar em abril no Rio de Janeiro um livro com pesquisa inédita do arquiteto e historiador Jeff Franco. Tem por título: “Primeira Missão de Circunavegação para a China”.  A corveta “Vital de Oliveira” fez a primeira viagem da Marinha para negociar a vinda dos chineses que iriam substituir os negros.

    Fato inédito ocorrido entre 1879 e 1882, após a Lei Áurea. O autor fez pesquisas e descobriu eventos extraordinários, a partir de pesquisas em San Francisco, nos EUA. A obra terá 12 mil cópias na 1ª edição e será lançada depois em Florianópolis.

    CURTAS

    > O presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, é o convidado para palestra segunda-feira, dia 16, na reunião da diretoria e conselho da Acij.

    > Vice-presidente da Aproesc, procurador do Estado Daniel Cardoso, vai lançar quarta-feira, dia 18, o livro “Judicialização da Saúde-Solução ou Parte do Problema?”.

    > Conferência do ministro da Justiça, Sérgio Moro, segunda-feira, dia 16, terá participação do deputado Nilso Berlanda (PL).

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas