nsc
nsc

Vinho faz bem para sáude

Tomar vinho todos os dias faz bem à saúde. Será?

Compartilhe

Nara
Por Nara Caviquioli
12/08/2021 - 11h00 - Atualizada em: 01/10/2021 - 10h30
Vinho cai bem em qualquer momento do dia. Até no café da manhã!alquer momento do dia. Até no café da manhã?
Vinho cai bem em qualquer momento do dia. Até no café da manhã? (Foto: Júlia Ghisi e Halley de Oliveira)

Um dia desses alguém me perguntou se podemos beber vinho pela manhã? Ninguém nunca havia me perguntado isso, então achei melhor pesquisar, pois na verdade não tinha resposta para tal pergunta, até porque isso caberia mais a um especialista em saúde clínica ou nutrição.

Nessa busca pela informação encontrei um texto superinteressante de um autor americano chamado Tim Edson, um pesquisador apaixonado pelo vinho. Achei que a melhor forma de compartilhar essas informações seria publicar na minha coluna as informações passadas por ele.

> Alergias Respiratórias: o que são e como evitar?

Tim iniciou sua explicação da seguinte forma – “O vinho relaxa nossa mente, acalma nosso corpo e traz um sorriso em nosso rosto após um dia estressante”.

Mas você já se perguntou se podemos beber vinho todos os dias, inclusive pela manhã?

Além da felicidade mental, beber vinho pode ser bom para a saúde física quando se trata de consumo moderado. E não esquecendo de lembrar, que não existe dose segura de bebida alcoólica quando consumidas diariamente.

Mas como fica a famosa frase - uma tacinha de vinho por dia faz bem para saúde. E como exatamente isso contribui para a sua saúde?

Mesmo diante de tantos estudos e tantas controvérsias, alguns estudos mais recentes parecem estar apoiando os benefícios para a saúde do consumo moderado de vinho.

Referindo-se ao que é clinicamente considerado saudável, as mulheres não devem consumir mais de uma taça por dia. Os homens não devem consumir mais de duas.

Fantástico esse pôr do sol com vinhozinho e essas delícias
Fantástico esse pôr do sol com vinhozinho e essas delícias
(Foto: )

E agora que você está bem ciente do que significa beber vinho de forma saudável, sirva-se de uma taça para saborear enquanto descobre se devemos beber vinho todos os dias, inclusive pela manhã.

Existem alguns estudos e pesquisas que falam que se uma pessoa tiver tendencia futura para desenvolver diabetes tipo 2, uma taça de vinho pela manhã poderia até ajudar.

É o resveratrol mais uma vez, já que se comprovou que essa substância melhora a sensibilidade à insulina. Com a resistência à insulina contribuindo para o risco de diabetes tipo 2, uma boa taça de vinho faz parte da lista de coisas que você pode desfrutar.

Os antioxidantes da bebida combatem os radicais livres que permitem que algumas possíveis doenças futuras se desenvolvam.

O vinho tinto é especialmente benéfico, pois o resveratrol não luta apenas contra futuras doenças cardíacas, mas também contra as células tumorais.

Os pesquisadores descobriram que os homens que bebem de quatro a sete taças de vinho tinto por semana em média têm apenas 52% de probabilidade de serem diagnosticados com câncer de próstata do que aqueles que não bebem vinho.

Como ressaltou Tim – “Não que precisamos de outra desculpa para beber vinho, mas se isso pode ajudar contra a violenta batalha da predisposição para algumas doenças, então eu ficaria feliz em me servir de uma taça”.

Agora se você está procurando um vinho tinto rico em resveratrol, opte por uma boa taça de cabernet sauvignon, malbec, merlot, nebbiolo, tempranillo, tannat ou syrah. E lembrando quer nossos vinhos brasileiros possuem excelentes concentrações destas substâncias.

Moderação com certeza, mas sem perder o prazer de uma boa taça de vinho. Saúde! Agora com mais certeza de que é a palavra certa para descrever o momento de brindar.

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Nara Caviquioli

Colunista

Nara Caviquioli

by @vinhosdemais / Jornalista apaixonada por vinhos, pela história que envolve cada produtor, cada uva, cada Terroir. Encantada por viagens, gastronomia e o poder que tudo isto tem em harmonizar com os vinhos. Pegue uma taça e vamos viajar juntos!

siga Nara Caviquioli

Mais colunistas

    Mais colunistas